Se você não quer ‘surtar’ com o aumento na conta de luz, adote essas 5 dicas para aliviar o bolso
Medida Provisória deve causar aumento na tarifa de energia elétrica; Veja dicas para a conta não impactar em seu orçamento doméstico.
Na última semana, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou uma Medida Provisória que tem o objetivo de reduzir o valor da conta de energia, no entanto, especialistas apontam que a ação pode ter efeito contrário. Em outras palavras, há quem indique um possível aumento na tarifa para os consumidores.
A MP promulgada inclui medidas que estendem o prazo para que usinas de energia renovável, como solar e eólica, recebam subsídios completos nas tarifas de uso dos fios, explica.
Além disso, essa tarifa representa o valor pago pelas usinas para utilizar a rede de transmissão de energia do país. Atualmente, essas fontes são incentivadas com descontos do governo devido ao seu menor impacto ambiental, custeados por todos os consumidores por meio das tarifas de energia.
O Brasil já produz energia suficiente para atender a toda a sua população, o que faz com que o prazo estabelecido na MP acabe por impulsionar a manufatura de energia renovável de uma forma desnecessária, tornando a sobra de energia algo mais palpável.
Direcionando recursos
Na prática, o governo federal segue na busca por maneiras de reduzir em 3,5% as contas de energia e, para isso, pretende usar recursos antecipados previstos na lei da privatização da Eletrobras.
Entretanto, até que esse desconto realmente chegue ao consumidor final, a população pode adotar algumas posturas para economizar energia em seu dia a dia.
Veja algumas possibilidades:
1- Use o chuveiro elétrico de forma consciente: opte pelo “modo verão” e reduza o tempo de banho ao necessário. Essa simples ação pode representar economia, uma vez que o chuveiro elétrico pode representar um aumento de 25% na conta de luz.
2- Não abuse do ar-condicionado ou aquecedor: evite usar os aparelhos por um período prolongado, assim como não deixe os equipamentos ligados se não estiver em casa ou fora do ambiente atendido. Além disso, opte por temperaturas confortáveis e desligue quando não se sentir incomodado pelo frio ou calor. O uso de persianas também ajuda no controle térmico do ambiente
3- Esqueça a secadora de roupas: sempre que possível, opte por secar as suas roupas de forma natural e ao ar livre. A máquina de secar consome altos índices de energia.
4- Ferro elétrico: se for passar roupas, deixe acumular para passar de uma única vez, já que o ferro elétrico consome muita energia. Portanto, ele deve ser usado com sabedoria.
5- Na cozinha: ao usar micro-ondas, airfryer e fornos elétricos, use a temperatura correta e também retire-os da tomada após o uso.