Com os dias contados: Motorola dá no máximo 3 atualizações de Android
Executivos defendem que o desenvolvimento de atualizações é algo complexo. Modelos premium são contemplados por mais tempo.
Indo na contramão das outras marcas que utilizam sistema operacional Android, a Motorola optou por não adotar uma política unificada quando o assunto é atualização. Desta forma, a marca possui três regras específicas, uma para cada linha de produtos. A linha Edge conta com até três versões de atualização, Razr, com uma versão para Moto G e nenhuma para o Moto E.
Para se ter ideia, a Samsung oferece até cinco atualizações de Android, além de sete anos de pacotes de segurança para a alinha Galaxy S24. Já os aparelhos da Apple geralmente recebem atualizações por cerca de cinco anos.
Em uma tentativa de justificar o posicionamento da Motorola, Thomas Milner, gerente global de produtos de hardware da marca, defende que as atualizações são complexas e envolvem muitos esforços e recursos humanos e de tecnologia, principalmente quando se trata de modelos premium.
O argumento é que a estratégia de atualizações da Motorola é condizente ao tempo médio de uso dos dispositivos premium por seus usuários, ou seja, cerca de dois anos. Mesmo com a vida útil tão baixa, a Motorola não tem planos de divulgar uma política unificada de atualizações para todos os seus modelos. Portanto, a ideia é seguir com as regras específicas para cada uma de suas linhas de produtos.
Foto: Framesira
Características de cada linha
Nesse sentido, Nicole Hagen, diretora-executiva global de marketing também explica que a fabricante encara as atualizações como uma das características de cada linha de produtos. Em outras palavras, o posicionamento dá a entender que quem deseja ter updates de sistema operacional precisará desembolsar um valor maior pelos aparelhos.
Além disso, a executiva destaca que o hardware do aparelho precisa suportar novas versões, caso contrário, o consumidor receberá um sistema mais novo, mas que trará gargalos para a performance do celular.
Confira as linhas de smartphones da Motorola e seus respectivos compromissos de updates:
Moto E
- Versões de Android: Nenhuma
- Pacotes de segurança: 2 anos
Moto G
- Versões de Android: 1
- Pacotes de segurança: 3 anos
Motorola Edge
- Versões de Android: 3
- Pacotes de segurança: 4 anos
Motorola Razr
- Versões de Android: 3
- Pacotes de segurança: 4 anos