Aviso urgente: usuários do Windows 10, preparem-se para o fim do suporte, diz a Microsoft
Veja até que data a Big Tech vai oferecer suporte ao sistema operacional.
A Microsoft dá mais um passo rumo ao fim do Windows 10. Isso porque, a empresa passou a enviar notificações sobre o tema para os seus consumidores que utilizam a versão do Windows tanto nos desktops quanto em notebooks.
Em um pop-up, o alerta informa que o suporte ao sistema operacional vai até o dia 14 de outubro de 2025. Isso não quer dizer que o Windows 10 vai parar de funcionar nesta data.
Ao contrário, os computadores seguirão funcionando, mas deixarão de receber atualizações fundamentais para o sistema. Isso engloba desde correção de bugs, segurança e até mesmo otimização do sistema ou adições de novos recursos.
A mensagem também agradece a “lealdade” do usuário e sugere uma transição para o Windows 11.
Fim do suporte
A partir do fim do suporte ao Windows 10, o computador que seguir usando o sistema operacional desatualizado estará sujeito a maiores riscos, inclusive de invasões e vazamentos de dados.
Isso porque, as vulnerabilidades ainda desconhecidas podem ser explorados por criminosos virtuais e um sistema operacional desatualizado é uma porta de fácil entrada. Outro ponto é que o desempenho da plataforma também passa a ficar defasado.
Para não passar por nenhuma destas situações, a sugestão é atualizar o sistema operacional para o Windows 11. E, caso o computador não seja compatível à atualização, o ideal é trocá-lo por um mais moderno. Apesar dos esforços da Microsoft para que os usuários façam a migração, o Windows 10 tem um público fiel.
Além disso, parte da demora para a migração para a versão mais recente está nas especificações técnicas. O novo Windows deixa de fora da compatibilidade uma série de computadores com processadores mais antigos.
Assim, a expectativa é que a Microsoft volte atrás e estenda o prazo de suporte ao Windows 10. Isso já aconteceu em um outro momento. No caso do Windows XP, a companhia ofereceu suporte por mais de 10 anos, além de fornecer algumas atualizações de emergência.
Por fim, a última versão de grande porte do Windows 10 foi a 21H2, que ocorreu na metade do ano passado. O sistema operacional foi lançado oficialmente em 2015 pela Microsoft.