O mistério das casas borradas: por que isso acontece no Google Maps?
Entenda o que faz com que a ferramenta tire a nitidez de casas e outros itens.
Rostos e placas de automóveis desfocados no Google Maps é algo comum, até mesmo para manter a privacidade das pessoas. Mas você já reparou que também é normal ver, enquanto se navega pelo Street View, algumas casas totalmente borradas ou com baixa nitidez?
Assim como ocorre no caso do rosto das pessoas, o Google Maps pode optar por borrar casas por questões de privacidade, segurança ou mesmo porque a imagem do local está em baixa qualidade.
Esse é o resultado da política de mapeamento do Google que, além de uma cobertura com carros para fazer fotos em 360°, permite que a própria comunidade envie vídeos para complementar os registros. O que acontece é que nem todas as imagens podem estar na melhor resolução.
Outro ponto é que qualquer pessoa pode pedir para o Google Maps desfocar uma casa, carro, pessoa ou objeto. Para isso, é necessário preencher um formulário e, em seguida, aguardar a aprovação do Google antes de a mudança ser aplicada.
Vale destacar que esta é uma medida muito comum como forma de redobrar a privacidade do aplicativo, uma vez que os vídeos e fotos podem expor detalhes da residência, inclusive pontos de entrada e também os moradores do local.
Solicitação de privacidade
Para solicitar ao Google o desfoque de um local específico no Street View, basta seguir o passo a passo:
- Abra o Google Maps no computador ou no celular;
- Acesse o endereço desejado;
- Abra o Street View;
- Selecione “Informar um problema”, no canto inferior direito da tela;
- Confirme o lugar que deseja desfocar;
- Preencha o formulário;
- Envie as respostas.
O retorno sobre a solicitação é enviado para o e-mail cadastrado pelo usuário.
Google Earth
O Google Earth também desfoca algumas regiões captadas por imagens de satélite. Isso ocorre porque muitas pessoas recorrem à ferramenta para visualizar lugares de difícil acesso, como é o caso da Área 51, nos Estados Unidos. Nesses casos, o Google opta por borrar ou pixelar regiões estratégicas, mesmo quando vistas de cima.
Geralmente isso ocorre para a proteção de edifícios governamentais ou áreas de segurança nacional. No entanto, o Google já informou em seu canal de suporte que apenas desfoca imagens após o pedido de um Estado-nação.