Alerta Apple! iPhones de 92 países sofrem ataque de “spyware mercenário”; veja como se proteger
Apple enviou e-mail de alerta para usuários que possivelmente foram vítimas da ação.
Usuários de iPhone de 92 países diferentes foram surpreendidos nesta quinta-feira, 11, por um e-mail da Apple informando que possivelmente eles foram vítimas de um “ataque de spyware mercenário”. A ação foi necessária porque a fabricante descobriu que hackers tentaram “comprometer remotamente” o sistema do smartphone, afetando a segurança das informações e atividades realizadas no dispositivo.
Os spyware mercenários são, na verdade, uma invasão para espionagem bem rara e sofisticada. Mas esta não é a primeira vez que a Apple emite uma notificação parecida com esta. Desde 2021, esse tipo de ataque tem se tornado mais frequente.
No ano passado, por exemplo, a Apple relacionou algumas invasões ao iPhone com o Estado. Contudo, desta vez, a gigante da tecnologia preferiu não atribuir as notificações de ameaças a “nenhum invasor específico patrocinado pelo Estado”.
Comunicado oficial da Big Tech
A Apple reforça que estes ataques têm objetivos específicos, portanto, a maioria das pessoas não é o alvo. Contudo, a Apple preferiu não fornecer mais detalhes sobre os usuários que foram vítimas da ação, nem mesmo a lista de países que sofreram o ataque.
De maneira particular, a empresa enviou o seguinte comunicado para os usuários afetados: “A Apple detectou ser alvo de um ataque de spyware mercenário que está tentando comprometer remotamente o iPhone associado ao seu ID Apple. Este ataque visa-o provavelmente por causa de quem você é ou do que faz. Embora nunca seja possível obter certezas na detecção deste tipo de ataque, a Apple confia muito neste aviso — por favor, leve-o a sério”.
Já em seu site oficial, a Apple optou por publicar um tutorial de como proteger os dispositivos contra spyware mercenário a partir do uso do modo bloqueio. Contudo, a proteção externa só deve ser usada se houver indícios de que o aparelho tenha sido alvo de um ciberataque altamente sofisticado.
Se por acaso você recebeu alguma notificação da Apple sobre ser um possível alvo de ataque, o ideal é procurar um serviço de segurança que ofereça resposta rápida para proteger seus dados. Além disso, inicie uma sessão no site do Apple ID para confirmar a veracidade da notificação.