Google lança Vids: crie vídeos com IA e surpreenda-se com os resultados

Big Tech também anuncia novos recursos nas plataformas do Meet e também do Gmail; Veja os detalhes das novidades.

De olho na expansão de seus usos no mundo corporativo da inteligência artificial, o Google anunciou a inclusão de recursos de IA em ferramentas bem populares da gigante da tecnologia, como é o caso do Gmail e do Meet. Outra ação que promete chacoalhar o mercado é o lançamento de serviços que incluem um gerador de vídeos, além de uma plataforma capaz de criar assistentes virtuais totalmente personalizados.

Quando se fala em Google Meet, a novidade é uma espécie de assistente que faz uso de inteligência artificial. Na prática, ele é capaz de resumir conversas e de traduzir reuniões em tempo real, enquanto o Gmail terá integração com comandos de voz.

Já no caso dos vídeos, a Big Tech aposta no lançamento do Google Vids, um sistema capaz de criar e editar conteúdos a partir de comandos simples de texto.

Novidades

Todos os itens deste pacote de novidades foram anunciados em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante o Google Cloud Next ’24. Também não se pode ignorar que o Google dá novos e importantes passos na corrida pela infraestrutura em torno da Inteligência Artificial.

Neste caso, há duas novidades. A primeira refere-se ao lançamento de um hipercomputador focado no uso empresarial. Ele possui uma estrutura interna e softwares voltados para o treinamento de modelos de inteligência artificial. A outra iniciativa é o Google Axion, o primeiro processador do Google, que chega em um momento de demanda aquecida por CPUs.

Editor de vídeos com IA

Já quando se trata do Vids, editor de vídeo que usa Inteligência Artificial, estamos falando do primeiro aplicativo do Google Workspace que surge a partir da IA generativa cada vez mais presente nas empresas de tecnologia. Vale lembrar, inclusive, que a OpenAI apresentou, há dois meses, os primeiros resultados do Sora, um gerador de vídeos em fase experimental e sem data de lançamento.

Ao contrário da ferramenta da concorrência, o Vids deve chegar ao mercado já em junho deste ano. O foco é o uso corporativo, e o aplicativo atua como um assistente capaz de editar e produzir vídeos, além da criação de trilha sonora, narração, estoque de imagens e sugestão de cenas.

Por ora, ele funcionará apenas em inglês e será exclusivo para os assinantes do Workspace, ou seja, de aplicativos como o Gmail, Agenda, Meet e Drive. No futuro, deverá ocorrer um lançamento da plataforma para todos os usuários Google.

Gmail e Google Meet

Quando se trata do Google Meet, ou seja, o sistema de reuniões por vídeo, há dois novos recursos. O primeiro é o “Faça notas por mim”, que é capaz de criar anotações automáticas de uma reunião. Já o “Traduza para mim” detecta 69 idiomas diferentes, gerando legendas.

No caso do serviço de notas, haverá uma assinatura adicional de US$ 10 (R$ 50) para os usuários que têm os serviços no Workspace. Quanto ao Gmail, novas funcionalidades a partir do uso da IA também devem ser lançadas. A principal mudança é a integração da plataforma com áudio, permitindo que o usuário grave uma mensagem de voz ou solicite que o aplicativo transforme o conteúdo em e-mail. Também será possível converter notas de rascunho em mensagens prontas.

Por fim, o Google também deve lançar o Vertex AI Agent Builder. A plataforma oferecerá mecanismos para a criação de assistentes virtuais. No total, serão 130 tipos de robôs que rodarão de forma integrada ao Workspace.

você pode gostar também