Quem é fã de novos “contatinhos” vai amar a nova atualização do WhatsApp
Veja os detalhes da novidade que promete trazer mais dinamicidade para o aplicativo de mensagens.
O volume de novidades e atualizações focadas na usabilidade do WhatsApp é enorme. Quase toda semana, a ferramenta coloca em teste alguma funcionalidade que pode facilitar o dia a dia dos usuários. No entanto, desta vez o WhatsApp trabalha em uma ferramenta que vai além: a ideia é que o próprio aplicativo sugira contatos para você iniciar uma nova conversa.
A novidade ainda está em fase de testes. Portanto, ela está presente apenas na versão beta para Android e também para iOS.
Quanto ao seu funcionamento, pode-se dizer que a funcionalidade é simples e direta. Segundo o site WABetaInfo, quando o usuário rolar a página de conversas até o fim, ele vai se deparar com uma nova seção batizada de “Comece a conversar”. É por lá que ocorrerão as sugestões de interação.
Nova funcionalidade
A partir do uso do “Comece a conversar”, o mensageiro sugerirá pessoas que estão na lista de contatos do usuário, mas com as quais não há uma conversa frequente. Por ora, o recurso estará disponível apenas para testes, ou seja, para o público beta. A expectativa é que, em breve, ele seja liberado para todos os usuários do WhatsApp, uma vez que a modificação na estrutura do aplicativo é bem simples.
Outro ponto é que essa sugestão de conversas também deve contribuir para um objetivo maior do WhatsApp: fazer com que o aplicativo de conversas tenha uma abordagem cada vez mais próxima de uma rede social convencional no quesito modelo de interação.
Nesse sentido, outras mudanças, como a opção de marcar pessoas em publicações no Status, curtir postagens de amigos e até mesmo o compartilhamento de vídeos de um minuto no Status, já são realidades na ferramenta de mensagens.
Além disso, esses contatos sugeridos também devem ajudar ainda mais na missão do WhatsApp de deixar de ser um simples aplicativo de conversas para adotar uma abordagem mais próxima de uma rede social, com sugestões diretas de interação.