Não deixe para depois! Identifique os apps que impedem a atualização do Windows 11 24H2
Microsoft restringe aplicativos e bloqueia atualização do Windows, caso eles estejam instalados no computador.
O Windows 11 veio com algumas restrições em relação a alguns aplicativos para personalizar a barra de tarefas, assim como o menu Iniciar e outros elementos presentes na versão. O bloqueio é maior do que se esperava porque, além de impedir a execução dos programas, há relatos de usuários que não conseguem sequer baixar as novas atualizações da versão 24H2.
Isso ocorre se alguns softwares estiverem instalados, é o caso, por exemplo, do StartAllBack e do Explores Patcher.
No entanto, vale destacar que o bloqueio ocorreu apenas na versão de testes do Windows 11 24H2. A atualização final do sistema deve chegar somente no final do ano, e a maior expectativa é que a versão traga os mais diversos recursos de inteligência artificial (IA).
Aplicativos restritos
A trava presente na versão de testes do Windows 11 bloqueia programas para personalizar a interface. Até o momento, a lista referente aos aplicativos bloqueados é:
- EaseUS Disk Copy.exe (EaseUS Disk Copy);
- ep_dwm.exe (Explorer Patcher) ;
- iCloudServices.exe (iCloud para o Explorador de Arquivos);
- RadeonSoftware.exe (configurador de placas de vídeo AMD);
- StartAllBackCfg.exe (StartAllBack);
- Multi-mon + Copilot (Microsoft);
- MergeSdb (Microsoft);
- Intel IntcOED.sys;
- Intel IntcAudioBus.sys;
- Realtek 8192su;
- Wireless USB 2.0 Adapter.
Ao ter alguns destes aplicativos no computador e tentar instalar a versão mais atualizada do Windows 11, aparece um erro que afirma: “esse aplicativo não pode rodar neste dispositivo” devido a “problemas de segurança ou desempenho no Windows”.
Além disso, a mensagem orienta o usuário a buscar novas versões dos aplicativos para usar no Windows e evitar problemas futuros. Apesar de não haver motivos oficiais para a restrição, acredita-se que a Microsoft tenha limitado as atualizações por possíveis falhas de performance geradas por um desses aplicativos no sistema.
Windows 11 24H2
Todos os anos, a Microsoft libera uma atualização mais robusta do Windows, com novidades e melhorias no sistema operacional. No caso da versão 24H2, por exemplo, as novidades ficam por conta de recursos de inteligência artificial, como o Explorador de Arquivos, que sugere ações para os arquivos e pastas do usuário, facilitando o gerenciamento de dados.
Por fim, o sistema vai ganhar o comando “sudo”. Similar ao que ocorre no Linux, a funcionalidade executará funções como administrador no terminal.