Sua avó estava certa? Descubra é perigoso usar o celular quando está trovejando
Mantenha-se informado ao saber se é seguro ou não usar o celular enquanto acontece uma tempestade. Veja também recomendações de abrigos em cenários assim.
Quem aí nunca teve que usar o celular na rua enquanto chovia? Embora não seja recomendado, é fato que esses dispositivos portáteis marcam presença em todos os tipos de situações imagináveis.
Agora, entre tantos cenários, será que é seguro usar o celular durante uma tempestade? Segue a mesma lógica dos banhos? Confira o que é verdade e o que não é.
É seguro usar o celular enquanto acontece uma tempestade?
Na verdade, depende. Os aparelhos sem fio são seguros para uso interno. Por outro lado, os telefones com fio devem ser evitados, pois existe um pequeno risco de choque elétrico se um raio atingir a linha telefônica. Além disso, como a maioria de nós usufrui de telefones celulares, é seguro usar o smartphone durante a tempestade.
É válido ressaltar que os smartphones não atraem raios. São dispositivos de baixo consumo de energia e não possuem características que os tornem atraentes para a queda de raios, destaca a Australian Mobile Telecommunications Association (AMTA), reconhecida como a principal representante da indústria de telecomunicações móveis da Austrália.
Além disso, eles também destacam que a quantidade de metal contida em um telefone celular é insuficiente para aumentar o risco de ser atingido por um raio. Portanto, usar o celular durante uma tempestade não fará de você uma pessoa mais vulnerável contra raios.
Quais são os melhores e os piores lugares para abrigar-se em uma tempestade?
Ao abrigar-se em uma casa ou em um carro, as chances de você ser atingido por um raio são reduzidas. Evite ao máximo áreas externas, especialmente terrenos elevados, perto de água, estruturas metálicas ou árvores.
As árvores, em especial, são o suporte que você deve evitar ao máximo. Como o relâmpago deseja chegar ao solo, ele pode usar a árvore como um caminho mais ágil para atingir esse objetivo.
Por fim, não saia de casa quando perceber as tempestades. Preze pela sua vida e mantenha-se em sua residência.
*Com informações de AMTA