Ligue o ar-condicionado nesta temperatura se não quiser levar um susto na conta de luz
Para poupar energia e preservar a saúde, a Anvisa explica a temperatura ideal para você colocar seu ar-condicionado.
Basta o calor chegar para o ar-condicionado tornar-se um objeto de desejo de muitas pessoas. Apesar da praticidade e dos benefícios que ele traz, é comum pensar duas vezes antes de ligá-lo. O motivo é o aumento na conta de luz em razão de seu alto consumo energético.
Porém, o que muita gente não sabe, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez questão de revelar, é que existe uma temperatura ideal do ar-condicionado para gastar menos energia e evitar sustos na conta de luz. Assim, não é necessário apontar o aparelho como vilão, pois já existem alternativas para reduzir seu consumo.
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado para gastar menos energia?
De acordo com a Anvisa, a temperatura ideal para colocar o ar-condicionado sem gerar um rombo nas finanças é em torno dos 23ºC. Além de evitar gastos desnecessários de energia, nessas condições, o dispositivo proporciona o conforto térmico mais recomendado por especialistas da saúde. Ou seja, nem quente, nem frio demais.
Caso seu ar-condicionado seja Inverter e a função “modo econômico” esteja disponível, utilize-a para reduzir o consumo de energia, pois ela serve para ajustar automaticamente a capacidade de consumo do aparelho conforme a temperatura do ambiente.
Foto: M-Production/Shutterstock
Outra forma de economizar no consumo do ar-condicionado é isolando o lugar onde ele está operando. Isso significa que portas e janelas devem estar bem vedadas, impedindo a entrada de ar quente e a saída do ar frio do aparelho. Na prática, isso possibilita uma melhor eficácia sem comprometer a operabilidade do aparelho.
Mas isso não é tudo: para evitar que o ar-condicionado se torne um vilão na conta de luz, é necessário realizar a manutenção periódica do dispositivo com profissionais especializados, além da manutenção mais simples, como a limpeza dos filtros. Aparelhos excessivamente sujos aumentam facilmente o consumo energético.
E para a saúde? Qual a temperatura ideal para o ar-condicionado?
Quando o ar-condicionado está ajustado na temperatura certa, as chances de reclamação por parte das pessoas sob ele diminuem drasticamente. Além de tornar-se mais produtivo, ou seja, na economia de energia, o clima adequado também preserva a qualidade interna do ar, tornando o ambiente mais saudável para todos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a temperatura ideal do ar-condicionado para lugares fechados varia entre 23ºC e 26ºC. Porém, estes números não são recomendados para pessoas doentes, idosos ou bebês.
No verão, o ideal é colocar o aparelho entre 20ºC e 23ºC, enquanto que no inverno, entre 23ºC e 26ºC. Graus abaixo disso, como em torno de 15ºC e 16ºC, não resfriam o espaço mais rápido. Isso serve apenas para gerar uma tensão maior no aparelho e, consequentemente, o aumento na conta de luz.