Google anuncia programa de ‘fidelidade’ no Brasil; veja benefícios
Entenda como funciona o programa de recompensa Play Points do Google.
O Google anunciou uma novidade importante para a política da empresa no Brasil: o programa de recompensas Play Points deve chegar ao público brasileiro ainda este ano.
O sistema possibilita o acúmulo de pontos a partir de compras realizadas na Play Store. Eles podem ser trocados por benefícios diversos, entre eles a possibilidade de reverter os pontos em créditos na loja, descontos ou até mesmo acesso a itens exclusivos em aplicativos selecionados.
A novidade se tornou pública durante o Games Developer Summit, que é a maior reunião anual de desenvolvedores de jogos eletrônicos profissionais. Por lá, o foco é aprendizado, inspiração e networking.
Programa de recompensas
O modelo de recompensas do Google se assemelha a um programa de fidelidade. Em outras palavras, os usuários podem avançar de nível para ganhar mais pontos de forma mais ágil ou até mesmo receber prêmios semanais.
No caso, o Play Points tem lançamento previsto junto com o Google Play Pass. A funcionalidade dará acesso a centenas de jogos e aplicativos sem anúncios. Para fazer uso do benefício, é necessário realizar uma assinatura, seja ela mensal ou anual.
O programa de recompensas do Google já está presente em 33 países e soma mais de 220 milhões de usuários cadastrados. Trata-se de uma estratégia do Google para incentivar a fidelidade dos usuários e reconhecer seu engajamento na plataforma.
Apesar do frisson da novidade, o Google não especificou a data exata de lançamento do Play Points em nosso país, apenas afirmou que será ainda este ano.
Como funciona
Ao realizar compras na Google Play Store, seja de aplicativos, filmes ou mesmo livros, ou ao utilizar aplicativos e jogos gratuitos em destaque, o usuário acumula pontos. Essa pontuação pode ser resgatada em troca de itens especiais dentro de aplicativos ou cupons de desconto.
A receita dos desenvolvedores pode subir em até 30% a partir da participação no programa. Isso ocorre porque a integração com o Play Console simplifica os processos contratuais e de configuração.
Além disso, o programa de recompensas possui diferentes níveis (do Bronze ao Platina), e o usuário vai, aos poucos, conseguindo essa progressão e ganhando pontos de forma mais rápida, além de prêmios semanais.
Outro ponto é que os desenvolvedores podem configurar cupons e produtos em jogos seguindo um guia de integração. Por fim, os cupons têm valores pré-definidos, enquanto os itens em aplicativos permitem descontos personalizados.