Perdeu o eclipse lunar penumbral? Você ainda pode ver os detalhes desse raro fenômeno!
2024 vai ser marcado por dois eclipses solares e um lunar; Saiba os detalhes do fenômeno e como assistir.
Quando a lua passa pela sombra que a Terra projeta ao ficar no caminho do sol, ocorre um fenômeno chamado de eclipse lunar penumbral. Esse fenômeno ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 25, entre 1h53 e 6h32 (horário de Brasília).
O eclipse foi visto de qualquer local onde a Lua se encontrava acima do horizonte no momento do fenômeno, como é o caso da Antártica, Alasca, nordeste da Rússia e também do continente americano, inclusive o Brasil.
No caso do nosso país, todo o território teve condições de visibilidade do eclipse. O Centro-Oeste e o Oeste do país testemunharam o eclipse penumbral total, e o Leste pôde acompanhar o início do evento.
O auge do fenômeno ocorreu às 4:13 da manhã. Além da possibilidade de acompanhar o eclipse a partir de equipamentos adequados, também foi possível visualizá-lo pela internet. Vale lembrar, inclusive, que 2024 será marcado por três eclipses. Além deste lunar penumbral, teremos outros dois eclipses solares.
Eclipse via internet
No caso do evento desta segunda-feira, a Lua esteve totalmente imersa na penumbra, formando o eclipse lunar penumbral. A grande questão é que este é um evento extremamente sutil de ser observado e também raro.
Neste sentido, o guia de observação astronômica In-The-Sky.org aponta que este cenário é uma rara ocasião em que toda a face da Lua passa dentro da penumbra da Terra, fazendo com que haja uma redução do brilho do satélite.
Mesmo quem não estava em áreas privilegiadas para assistir ao fenômeno pôde acompanhar todas as etapas do eclipse sem sequer sair de casa, na internet.
A partir das 1:30, pelo menos dois canais realizaram transmissões ao vivo do evento. Uma delas foi a de Marcos Calil, professor e divulgador científico que atua em planetários e observatórios há quase 20 anos. Ele promove constantemente lives no YouTube sobre a temática. Se você perdeu, pode acompanhar a live, ela está salva, clique aqui.
A outra opção é o canal mexicano Astrofísicos em Acción (Astrofísicos em Ação, em tradução livre). Por lá, o conteúdo também está disponível para quem perdeu o fenômeno e quer conferir as imagens.