Cópia do Instagram? Tiktok deve lançar aplicativo exclusivo para fotos
Empresa responsável pelo TikTok deve expandir portfólio e brigar por fatia de mercado com o Instagram; Saiba os detalhes.
Não é surpresa para ninguém que, nos últimos anos, o Instagram vem se transformando e ficando cada vez mais parecido com o TikTok, a partir da inclusão de formatos que suportam vídeos, por exemplo. Agora, ao que tudo indica, é o TikTok que vai copiar o Instagram, ou pelo menos, o que era a versão original do aplicativo.
Isso porque a ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, tem planos de expansão de seu portfólio a partir do lançamento do TikTok Photos.
Pelo menos é isso que afirma o blog SpAndroid, após análise de um arquivo APK do TikTok com ícones e referências ao novo app.
TikTok Photos
Tal análise também aponta que o TikTok Photos seria uma plataforma para criadores de conteúdo compartilharem experiências de maneira visual, com incentivo à conexão entre usuários com interesses similares.
Não se pode negar que essa inclusão de postagens de texto e fotos no TikTok aponta para uma integração gradual para o lançamento da nova plataforma. Comercialmente falando, a iniciativa coloca a ByteDance pronta para competir em múltiplas frentes do mercado digital.
Confirmação oficial
Apesar de ainda não haver uma confirmação oficial da existência de uma nova plataforma, as evidências do APK indicam que o TikTok Photos é uma grande aposta para a empresa. Afinal, é uma oportunidade de expandir sua influência no meio das redes sociais.
Na versão 33.8.4 do APK do TikTok, é possível ver a descrição do novo aplicativo: um espaço para indivíduos com interesses similares se conectarem por meio de postagens fotográficas.
Outros detalhes também estão na versão 33.8.5 do arquivo. Lá, enfatiza-se a plataforma como um local para criadores de conteúdo compartilharem suas experiências em áreas diversas, como viagens e até mesmo gastronomia.
Aplicativo mais baixado do mundo
No ano passado, o Instagram ultrapassou o TikTok em volume de downloads, totalizando um crescimento de 20%, ao atingir a marca de 768 milhões de novos usuários.
No mesmo período, o TikTok foi baixado por 733 milhões de pessoas (aumento de 4%).
Apesar desta ultrapassagem em números de downloads, o TikTok ainda mantém um engajamento superior. Por lá, os usuários passam, em média, 95 minutos por dia. Já no Instagram, esse tempo é de 62 minutos.