WhatsApp lança novidade que promete ajudar quem detesta receber áudios
Funcionalidade tem como foco os aparelhos com sistema operacional Android; Saiba os detalhes da atualização.
Quem nunca se irritou ao receber um áudio tão longo que até parece um podcast? Se depender do WhatsApp, essa irritação está com os dias contados. É claro que o aplicativo de mensagens não vai abolir os áudios da plataforma, mas trará uma solução para quem detesta ouvi-los.
Ao que tudo indica, muito em breve, o WhatsApp para Android passará a ter a opção de transcrição de mensagens de voz. Vale lembrar que essa função já está disponível para celulares com o sistema operacional iOS há quase 1 ano.
Com a novidade, o usuário poderá transformar áudios em texto com apenas um toque. Além de atender ao público que detesta áudio, é uma forma de o usuário ter acesso ao conteúdo mesmo naqueles momentos em que não consegue colocar o áudio para rodar, por estar em uma reunião ou espaço público.
Versão Beta do WhatsApp
A novidade tão aguardada está presente em linhas de código do WhatsApp na versão 2.24.7.7 Beta, já disponível via Google Play Store para testadores.
Contudo, a funcionalidade ocupará mais memória do smartphone. A descrição da versão Beta informa que o WhatsApp precisará baixar mais 150 MB de dados para fazer a transcrição de mensagens de voz. O download é feito apenas uma vez.
Como funciona
Esses novos dados são fundamentais porque o aplicativo de mensagens fará a transcrição dos áudios a partir de recursos do próprio aparelho. Ou seja, não haverá envio de dados para servidores da Meta. A medida garante a privacidade das informações e conversas do usuário.
O WhatsApp usará o reconhecimento de fala do seu dispositivo para fornecer transcrições criptografadas de ponta a ponta.
Para ativar a funcionalidade, o usuário deve ir ao menu Configurações > Conversas do WhatsApp para Android.
No entanto, a função ainda não está visível para todos os usuários. A expectativa é que a Meta libere-a nas próximas semanas. Resta esperar por uma atualização ou mudança nos seus servidores que habilitem recursos no aplicativo.