Bateria do celular acabando rápido? 4 dicas serão sua salvação
Se você vive com a bateria nas últimas, siga estas 4 dicas e não sofra mais com isso.
Nada dura para sempre, principalmente quando o assunto é celular. Por mais que a tecnologia avance a cada dia, um dos pontos fracos ainda envolve uma parte tão importante dos smartphones: a bateria. Alvo de muitas reclamações, é fácil encontrar pessoas trocando de aparelho devido a esse inconveniente.
Apesar dessa “sina”, isso não quer dizer que você tenha que aceitar este fato e não fazer nada. Existem 4 dicas para você minimizar os impactos na sua bateria em razão do uso contínuo e errado do celular e estender sua durabilidade. São práticas simples, mas que podem ser de grande ajuda a curto e longo prazo.
1. Deixe seus aplicativos sempre atualizados
Se você possui muitos aplicativos instalados no celular, é fundamental que todos eles estejam atualizados para a versão mais recente. Apps de players de vídeos, jogos, streaming, envio de mensagens: não importa; a dica é que todos estejam sempre rodando na última versão.
A explicação para isso está relacionada com a correção de bugs e aprimoramentos de sistema. Na prática, isso pode gerar uma eficiência maior de energia para a bateria. Portanto, deixar seus aplicativos atualizados é uma excelente dica para poupar aquela carga que faz tanta falta depois.
2. Restaurar completamente o aparelho
A restauração do aparelho é para quem deseja adotar medidas mais drásticas, ou seja, isso significa devolvê-lo às configurações de fábrica. Basicamente, o processo exclui todos os dados do smartphone, incluindo senhas, nomes de usuários salvos, sites, cache e apps instalados.
A grande maioria dos smartphones possui esta opção de forma acessível pelo menu do sistema do aparelho. Mas, antes de sair por aí apagando tudo, é importante fazer um backup dos arquivos, salvando-os em algum lugar. Após a restauração, será necessário retorná-los ao aparelho. No caso dos aplicativos, é necessário ir baixando um por um.
3. Não deixe o celular carregando o celular à noite
Uma das práticas mais comuns das pessoas é deixar o celular carregando à noite, antes de dormir. Esse hábito pode acarretar diversas consequências, como provocar o envelhecimento da bateria de íons, sem contar os riscos de incêndio.
Outro ponto importante está relacionado aos ciclos completos de carga, que devem ser evitados. Ou seja, não deixe o celular descarregar por completo e não o deixe carregando até a marca de 100%. O motivo é que a vida útil do aparelho diminui.
A recomendação das fabricantes é: coloque o celular para recarregar assim que a mensagem de bateria fraca aparecer, por volta de 20% e 15%.
4. Evite altas temperaturas: sua bateria agradece
Deixar o celular carregando em altas temperaturas pode fazer com que a bateria do aparelho fique danificada. O motivo está relacionado ao superaquecimento das peças. Mexer no dispositivo enquanto carrega é um dos erros mais graves cometidos pelos usuários.
Além de prejudicar a bateria, o superaquecimento pode provocar diversos problemas no celular, como deixá-lo mais lento e com a sensação de que está travando. Portanto, enquanto estiver carregando, a dica é colocá-lo em um espaço com temperatura agradável e nunca, em hipótese alguma, deixar o aparelho em cima da cama ou travesseiro.