Meta, empresa do Facebook anuncia nova ferramenta de IA exclusiva
Empresa Meta anuncia a Large Language Model Meta AI (LLaMA), modelo de linguagem de IA criado para ajudar cientistas e pesquisadores.
A empresa Meta, responsável por redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou a criação de um novo recurso, a Large Language Model Meta AI (LLaMA), modelo de linguagem de inteligência artificial que tem como objetivo ajudar cientistas e pesquisadores através de um dispositivo de pesquisas IA. O LLaMA participou de treinamentos com textos das 20 línguas mais faladas em todo o mundo. Esses sistemas têm se mostrado muito promissores na geração de textos, no resumo de material e até mesmo em tarefas mais complexas, como prever estruturas de proteínas e resolução de cálculos matemáticos.
No entanto, a ferramenta deve estar disponível somente para a comunidade de pesquisa de IA, órgãos relativos ao governo e organizações acadêmicas. Ou seja, não é qualquer usuário que terá carta verde para praticar com o dispositivo. Isso porque, a IA se tornou uma corrida pelas empresas para oferecer novos recursos para seus usuários, após o sucesso do ChatGPT, de responsabilidade da OpenAI.
Corrida pela melhor IA
Além da Meta, o Google lançou a Bard, ferramenta que funciona como um serviço experimental de IA conversacional e a Microsoft tentou uma parceria com a OpenAI para atuar em grande parte de seus produtos como desenvolvedora. A empresa chegou a integrar a tecnologia responsável pelo funcionamento do ChatGPT em seu buscador, que é o Bing, como uma forma de oferecer informações mais rápidas e fluidas.
A IA promete ajudar cientistas e pesquisadores com avanços na tecnologia e a sociedade civil, pesquisadores acadêmicos, indústrias e formuladores de políticas estipularão em conjunto as novas diretrizes da tecnologia. A ferramenta foi criada com o intuito de auxiliar os estudos acadêmicos em áreas diversas, o que pode ser um divisor de águas para a pesquisa no mundo.
O projeto muito promissor, que, como outros modelos de linguagem IA, visa aprimorar a tecnologia, melhorando a comunicação entre pessoas e, consequentemente, auxiliando em pesquisas e estudos avançados. A corrida para desenvolver a melhor tecnologia de IA é constante e a concorrência entre as empresas aumenta cada vez mais. Mas o objetivo de todas é o mesmo: oferecer o melhor recurso aos seus usuários.