Alegria dos esquecidinhos: Android 15 poderá localizar seu celular, mesmo desligado!

Entenda como vai funcionar o novo recurso do sistema operacional móvel da Google que promete facilitar a vida daqueles que vivem perdendo o celular.

Todo mundo conhece alguém que vive perdendo o aparelho celular ou mesmo que eventualmente perdeu o aparelho em algum lugar público.

A boa notícia é que a próxima versão do sistema operacional da Google, o Android 15, deve vir com uma funcionalidade que vai ajudar muito os esquecidos de plantão. Agora, a plataforma deve permitir a localização de um dispositivo mesmo que ele esteja desligado ou até mesmo sem bateria. A informação é do site Android Police.

A novidade vem causando burburinho no meio da tecnologia desde o último ano. Porém, a facilidade ainda não teve uma confirmação oficial da Google. Ainda assim, alguns indícios no código dos smartphones Pixel 8 da Big Tech sugerem que a funcionalidade está em fase de testes.

Funcionamento

Diante deste cenário, a expectativa é que a opção já esteja presente no Android 15. As especificações do sistema operacional devem ser reveladas em breve. Os usuários, por sua vez, precisarão aguardar um pouco mais, visto que o Android 15 deve ser disponibilizado de forma gradual só a partir do final deste ano.

Vale destacar que, como o funcionamento da geolocalização depende de algumas questões ligadas ao hardware, nem todos os celulares Android terão acesso a mais essa camada de segurança. De toda forma, os modelos mais novos da Google, como a linha Pixel 8 e os futuros Pixel 9, bem como outros celulares lançados neste ano, devem ser compatíveis com a configuração.

Aparelho desligado

Hoje, um aparelho Android pode ser localizado a partir da função “Encontre o meu Dispositivo”. Quando o usuário a aciona, o aparelho envia sinais Wi-Fi ou Bluetooth para uma rede e outros aparelhos Android que estejam próximos repetem o sinal, comunicando ao servidor uma localização aproximada.

No caso da tecnologia empregada para localização de aparelhos desligados, o procedimento é um pouco diferente. Aqui, o dispositivo armazena sinais de Bluetooth na memória do controlador dessa conectividade sem fio. Se necessário, o sistema envia a localização.

A versão prévia do Android 15 para desenvolvedores também inclui outras funções muito aguardadas pelo público. O novo sistema operacional deve trazer a exibição forçada de apps em tela cheia, além de alertas mais detalhados acerca da saúde da bateria do celular.

você pode gostar também