Google Chrome terá inteligência artificial: o que muda para o usuário?
Tecnologia promete facilitar a vida dos usuários que buscam por mais praticidade.
O Google prepara uma nova atualização para o Chrome que promete alegrar os usuários. A ideia é unir sua inteligência artificial (IA) generativa, o Bard, ao seu navegador.
Leia mais: Não, você não enlouqueceu: Google Maps está realmente diferente
Dentre as novidades está um recurso nomeado “Organizar Abas” que, como o nome sugere, fará uso de IA para melhorar o agrupamento de abas durante a navegação. Algo parecido é visto em resultados de buscas vinculadas à tecnologia de inteligência artificial.
O Google Chrome ainda é um dos serviços da Alphabet que ainda não está integrado com IA generativa. Porém, em outras plataformas, a tecnologia já é vista, como no Gmail, Maps, Youtube e Drive.
Integração já está disponível?
Durante um vídeo divulgado no X (antigo Twitter), pelo especialista em Chrome Leopeva64, dá para perceber que a funcionalidade de “Organizar Abas” inicia o carregamento, mas não conclui o processo. No lugar, aparece uma mensagem de erro. Ou seja, o recurso ainda não está completo.
IA generativa pode dominar buscadores
Antes de decidir pela implementação da IA, foram feitos testes junto ao recurso de organizar abas com referência nos tipos de sites visitados. A ferramenta agrupava as abas de redes sociais, por exemplo, como o Reddit e o X.
Agora, com a implementação da IA, a expectativa é aperfeiçoar o reconhecimento dos nichos dos sites, com base nos padrões de uso do internauta. Uma ordenação baseada no tempo de permanência em cada página seria uma alternativa interessante.
Vale destacar que o Google está um pouco atrás na corrida de integração da IA com o Chrome. Tanto o Edge quanto o Opera já contam com IA generativa. No caso do Edge, usuários podem incorporar à barra lateral extensões do Bing Chat e Gerador de Imagens. Já o Opera possui a Aria, que realiza buscas, traduz textos e tira-dúvidas.