WhatsApp: 3 dicas para NÃO ficar sem espaço no Google Drive
Mudanças estão chegando e não são nada boas.
Usuários do WhatsApp em dispositivos Android receberam uma péssima notícia recentemente. Isso porque as conversas e os backups de mídias do mensageiro passarão a contar no limite de armazenamento em nuvem do tão conhecido Google Drive.
Leia mais: Pendrive salva maior banco do mundo e nos dá lição de segurança
Hoje em dia, os dados poderiam ser salvos sem nenhum custo, e de maneira ilimitada. O limite atual é de 15 GB, porém, com memória compartilhada com o Google Fotos e Gmail. A mudança está prevista para começar em dezembro aos usuários de contas Beta e chegar gradativamente a todos no primeiro semestre de 2024.
A boa notícia é que ainda dá tempo de colocar os arquivos em ordem, se preparando da melhor forma para a mudança. Contudo, aqueles que não querem gastar tempo fazendo “um limpa”, basta pagar por mais espaço no Google One, cujo preço mensal é de R$ 6,99.
3 dicas para não ficar sem espaço de armazenamento no Google Drive
Antes que você fique sem armazenamento, siga estas 3 dicas importantes:
1. Tenha atenção com os vídeos no backup do WhatsApp
Seu armazenamento pode ir para o beleléu muito mais rápido ao baixar arquivos de vídeo do WhatsApp. Eles são mais pesados que imagens e textos e, por isso, podem deixar a memória do Drive lotada rapidinho.
A dica é fazer uma varredura e excluir os vídeos desnecessários. Para isso, basta ir nas “Configurações” do WhatsApp, depois em “Armazenamento de Dados” e, em seguida, tocar em “Gerenciar Armazenamento”. Por lá, é possível visualizar quais são os maiores arquivos salvos.
Outra recomendação é desativar a opção de salvamento automático de vídeos nos backups das conversas. Isso permite que o usuário escolha os arquivos mais importantes que deseja salvar.
2. Apague arquivos desnecessários e libere armazenamento na conta Google
Outra medida eficaz consiste em obter mais espaço na conta Google apagando arquivos desnecessários. Comece fazendo a faxina no Google Fotos, que acumula muitos arquivos duplicados ou esquecidos, mas que continuam ocupando espaço.
Para isso, acesse o aplicativo do serviço, vá na foto de perfil e selecione a opção “Armazenamento da conta”. Nela, é possível visualizar fotos e vídeos divididos em categorias, o que facilita a seleção daquilo que será deletado.
Outra alternativa é deletar mensagens no Gmail. Para isso, isso, a dica é filtrar os conteúdos na barra de busca, usando o tamanho dos anexos como referência para excluir aqueles que mais ocupam espaço na conta.
3. Tente fazer o backup dos bate-papos do WhatsApp antes do prazo
A última, mas não menos importante dica consiste em fazer o backup dos bate-papos do WhatsApp antes do prazo estabelecido pelas empresas de tecnologia. Para fazer isso manualmente, vá no menu de três pontos do WhatsApp, clique em “Configurações”, toque em “Conversas” e, depois, em “Backup de Conversas“.
Importante destacar que, se nenhuma conta Google estiver conectada ao mensageiro, é necessário fazer o login.