Tic-Tac! Google vai excluir contas na próxima semana; veja o que fazer
Saiba o que fazer para não perder a sua!
A partir do dia 1º de dezembro, o Google informou que vai excluir contas inativas, não acessadas por seus titulares há dois anos. Ao deletá-las, o usuário perderá todo o conteúdo armazenado, como arquivos de Doc, Drive, Agenda e Meet.
Leia mais: Pagamento com QR Code chega na Carteira do Google; veja como fazer
A decisão afetará apenas as contas pessoais. Cadastros na plataforma do Google para empresas ficaram de fora da exclusão. O intuito, segundo o gigante de buscas, é começar pelas contas criadas que nunca foram utilizadas.
Por que o Google vai excluir contas?
Ao ser questionado sobre o motivo para a exclusão das contas, o Google declarou que é para garantir a segurança dos usuários. Isso porque os cadastros inativos podem ter senhas que já estiveram em vazamentos de dado. Essas contas também não possuem a proteção de autenticação de dois fatores.
“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas”, declarou a empresa.
O que fazer para não perder a conta Google?
Aqueles que não querem perder sua conta Google por inatividade devem fazer login ou realizar pelo menos uma das atividades a seguir usando sua conta Google:
- Fazer pesquisa Google logado na conta;
- Fazer do download de um app;
- Compartilhar uma foto;
- Logar e assistir um vídeo no Youtube;
- Utilizar o Google Drive;
- Ler ou encaminhar um e-mail pelo Gmail.
Importante destacar que a exclusão de contas pelo Google não afetará aquelas vinculadas com alguma assinatura, seja de um serviço Google ou de empresas terceiras.