PÉSSIMA notícia para quem faz backup do WhatsApp no Google Drive
Preparem seus armazenamentos.
Conversas de chats e backup de mídias do WhatsApp de dispositivos Android agora contabilizarão no limite de armazenamento em nuvem na conta do Google Drive. O anúncio foi feito pelo Google e WhatsApp no dia 14 de novembro.
Leia mais: WhatsApp lança ferramenta que muita gente vai agradecer por existir
A alteração começará a valer a partir de dezembro para usuários da versão Beta e a partir do primeiro semestre de 2024 para o público geral. Até então, a possibilidade de realizar backup do WhatsApp no Google Drive não inclui cota de armazenamento. Fato esse que está prestes a mudar.
Como funciona o backup do WhatsApp no Google Drive?
Hoje em dia, o limite de armazenamento da conta do Google Drive é de 15 GB. No entanto, o espaço gratuito não é tão grande assim, pois é compartilhado com o Gmail, Fotos e Drive. A mudança que está por vir exigirá cautela por parte dos usuários em relação ao limite, evitando problemas de armazenamento.
Se o limite gratuito for atingido, uma das opções é pagar por mais espaço por meio do Google One. Pelo valor de R$ 6,99 por mês, o usuário recebe 100 GB de armazenamento. Caso o usuário não queira fazer o backup das conversas usando sua conta Google, ele poderá transferir o histórico das mensagens entre aparelhos Android usando o WhatsApp Chat Transfer.
Quando a mudança entrará em vigor?
Para quem se assustou com a notícia, o WhatsApp informará via mensagem sobre a mudança 30 dias antes do início de implementação. É importante destacar que as mudanças são destinadas às contas pessoais do Google. Contas de trabalho não passarão pela mudança, por enquanto.
O WhatsApp reforça que os 15 GB oferecidos gratuitamente para donos de Android ainda são mais vantajosos em comparação aos 5 GB destinados aos donos de iOS.