O que é MacBook? Laptop da Apple já virou sonho de consumo
Desvende o mistério por trás da linha de notebooks da Apple que faz sucesso desde 2006.
A Apple é uma das marcas mais conhecidas mundialmente. Apesar de seu carro-chefe ainda ser o iPhone, a empresa da maçã também é famosa pela performance dos seus laptops, os chamados MacBooks. A linha de notebooks da Apple surgiu em 2006 e continua com modelos sendo lançados até os dias atuais.
Leia mais: Onde fica e como fazer o backup do WhatsApp no Android e iPhone
As versões hoje em dia são: MacBook Air e o MacBook Pro, mais turbinado. Um dos grandes diferenciais da empresa são seus chips exclusivos da Apple Silicon, como o M1, M2 e o M3, anunciado recentemente e que irá integrar os MacBooks de 14 e 16 polegadas, além do iMac.
O que é MacBook?
A palavra MacBook é usada para se referir à linha de notebooks lançada pela Apple em 2006. No caso do McBook Air, sua comercialização teve início em 2008, enquanto o MacBook Pro em 2006. Além das duas versões existe um modelo intermediário, com nome de MacBook, produzido entre os anos de 2006 e 2012 e depois 2015 e 2019.
Desde 2020, os MacBooks utilizam chips produzidos pela própria Apple, como os citados M1, M2 e o recém-anunciado M3. Essa decisão possibilita uma maior integração entre os dispositivos da marca, que inclui o famosíssimo iPhone, AirPods e iPad.
Mas nem sempre foi assim. Até então, a linha MacBook já utilizou chips PowerPC e os da Intel, da Microsoft.
Por que escolher um MacBook e não um notebook comum?
Em suma, o grande chamariz do MacBook em relação a outros notebooks do mercado está relacionado ao seu sistema operacional, o MacOS, desenvolvido pela própria Apple. Mais intuitivo, ele é mais fácil de usar em comparação ao Linux e ao Windows. Ademais, ele traz softwares exclusivos, como o criador de música GarageBand e o editor de vídeos Final Cut.
Outros pontos fortes incluem a possibilidade de usar a câmera do iPhone como Webcam, conectar os AirPods a outros dispositivos, baixo consumo de energia, sem esquecer, claro, da tela Retina, de altíssima resolução da Apple. O sistema utilizado nos Macs tendem a ser mais resistentes a vírus e ataques de hackers em comparação ao Windows.
Por último, mas não menos importante, devemos destacar a autonomia da bateria. Portanto, aqueles que buscam um equipamento que não deixa na mão, os MacBooks da Apple podem ser ótimas opções.