Máquinas de secar roupa podem desaparecer? 2 motivos para evitá-las

Eletrodoméstico tem sido de grande ajuda para quem precisa secar roupa mais rápido. Porém, solução pode acabar se tornando um problema.

Cuidar da roupa demanda tempo e esforço. Felizmente, existem as máquinas de lavar e secar, indispensáveis em muitos lares. Porém, como nada na vida são flores, questiona-se o uso das máquinas de secar e de como elas podem desaparecer do planeta em um futuro não muito distante.

Leia mais: Riscos da IA: Especialistas alertam sobre ‘risco de extinção da humanidade’

Sim, o risco existe, principalmente quando são levantadas questões sobre seu impacto no consumo de energia, por exemplo. Alternativas mais sustentáveis para a secagem das roupas são debatidas, o que pode acabar gerando sua total extinção em breve.

Como funciona a máquina de secar roupa?

A máquina de secar roupa surgiu nos anos 50 e, de la para cá, tem passado por diversas atualizações para garantir um funcionamento mais prático e eficiente. Basicamente, seu processo consiste em fazer circular ar quente em meio à roupa úmida, resultando na evaporação da água e na secagem da roupa.

Ela é de grande valia, principalmente em lugares com invernos rigorosos ou onde chove boa parte do ano. Apesar da comodidade, seu uso é altamente criticado, sobretudo por consumir muita energia e promover a degradação das peças de roupa.

Máquina de Secar
(Imagem: Damian Lugowski/Shutterstock)

Secar roupa na máquina corre o risco de estragá-la?

Quem nunca escutou o rumor de que a máquina de secar pode estragar a roupa? Em suma, boa parte disso é verdade. Isso porque o calor intenso, somado ao movimento de centrifugação, acabam acelerando o processo de desgaste das fibras. O resultado é a redução no tempo de vida das peças e dos demais tecidos.

Outro ponto importante: caso uma mancha não tenha saído da roupa durante a lavagem, ela pode se tornar permanente após passar na máquina de secar.

Máquina de secar consome muita energia?

Junto com o ar-condicionado e o chuveiro elétrico, a máquina de secar é um dos aparelhos que mais consomem energia em casa. Quem utiliza com frequência vai perceber no bolso ao fim do mês sua capacidade de fazer a conta de luz duplicar.

Uma alternativa são os modelos com condensação, considerados mais eficientes no quesito energético. Mas apesar de ganharem dos modelos com ventilação, eles seguem sendo métodos menos baratos de secagem.

Afinal, qual a melhor forma de secar a roupa?

O papel da máquina de secar pode ser primordial, mas não o único. Existem diferentes maneiras de prolongar a vida útil da roupa e garantir uma conta de luz mais em conta no final do mês.

Começando pela secagem ao ar livre, tanto dentro ou fora de casa. Ela é a mais recomendada por seu teor sustentável e por garantir maior durabilidade têxtil. Se o problema for questão de espaço, a dica é utilizar os suportes dobráveis suspensos para espaços pequenos.

Importante destacar que, apesar de lento, esse processo oferece uma solução ecológica, na melhor utilização da máquina de secar, garantindo o perfeito equilíbrio entre sustentabilidade e economia.

você pode gostar também