Neuralink de Elon Musk iniciará testes em humanos de chip cerebral

A empresa de neurotecnologia vai recrutar pacientes com paralisia para testar a segurança e a eficácia do seu chip cerebral.

Elon Musk, o fundador da Neuralink, recebeu aprovação para o primeiro teste humano de seu chip cerebral da empresa. A empresa de neurotecnologia anunciou na terça-feira que recebeu aprovação para começar a recrutar pacientes para testar o implante cerebral em um estudo de seis anos focado em pacientes com paralisia.

Segundo a Reuters, o ensaio clínico para um implante cerebral pode incluir pacientes paralisados ​​devido a uma lesão no pescoço ou esclerose lateral amiotrófica (ELA).

O estudo testará a segurança e eficácia do implante para ajudar as pessoas a controlar o cursor ou teclado do computador com seus pensamentos. Para fazer isso, os pesquisadores usarão um robô para colocar cirurgicamente o implante em uma parte do cérebro que controla o movimento.

O estudo levará cerca de seis anos para ser concluído e os pesquisadores ainda não divulgaram quantas pessoas serão inscritas. No entanto, a empresa já tinha como objetivo garantir a aprovação para a implantação do seu dispositivo em 10 pacientes.

Mas as negociações entre a empresa e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA levaram a uma redução no número proposto de pacientes, em resposta às preocupações de segurança levantadas pela FDA, de acordo com funcionários atuais e antigos. O número exato de pacientes aprovados pelo FDA permanece não divulgado.

Anteriormente, em maio, a empresa anunciou que tinha recebido a aprovação da FDA para o seu primeiro ensaio clínico em humanos, mas já estava sob investigação federal pela forma como lidou com testes em animais.

Mesmo que o dispositivo BCI seja comprovadamente seguro para uso humano, ainda poderá levar mais de uma década para que a startup obtenha aprovação para vendê-lo comercialmente, segundo especialistas.

Neuralink

Para quem não conhece, a Neuralink é uma empresa de neurotecnologia fundada por Elon Musk em 2016. A empresa está focada no desenvolvimento de uma interface cérebro-computador implantável (BCI) que pode traduzir pensamentos em ações.

Em outras palavras, o objetivo da Neuralink é desenvolver um BCI que possa ser usado para controlar dispositivos externos, como membros protéticos ou computadores, e para restaurar funções cerebrais perdidas.

Embora o Neuralink ainda esteja nos estágios iniciais de desenvolvimento, a empresa fez alguns progressos significativos. Em 2020, a Neuralink demonstrou um BCI funcional que poderia ser usado para controlar um cursor de computador com a mente de um macaco. A empresa está atualmente trabalhando em um BCI que pode ser implantado em humanos.

Enquanto isso, Elon Musk tem planos ambiciosos para o chip cerebral Neuralink. O bilionário afirma que poderia ser usado para implantar rapidamente dispositivos com chips para tratar doenças como obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.

você pode gostar também