WhatsApp vai mostrar anúncios? Aqui está o que Meta disse
De acordo com o relatório, a Meta tem trabalhado para reforçar as suas receitas publicitárias, e isso pode envolver o Whatsapp.
Durante muito tempo, os utilizadores e os defensores da privacidade temeram que o WhatsApp – a aplicação de mensagens mais popular do mundo – acabasse por introduzir anúncios, uma vez que a sua empresa-mãe Meta está à procura de opções para aumentar os fluxos de receitas.
Eles não têm nada a temer, pelo menos por enquanto. A Meta refutou na sexta-feira (15) um relatório que afirmava que a empresa dirigida por Mark Zuckerberg está planejando colocar anúncios no WhatsApp, que tem mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo.
Reagindo a uma reportagem do Financial Times que afirmava que as equipes da Meta estavam explorando anúncios no WhatsApp enquanto a rede social “busca aumento de receita, dizendo que “as discussões estão em um estágio inicial e incluem possível taxa de assinatura”.
Will Cathcart, chefe do WhatsApp da Meta, disse que o relatório é falso. “Não estamos fazendo isso (explorando anúncios). Além disso, parece que você escreveu incorretamente o nome de Brian (cofundador do WhatsApp, Brian Acton)”, postou Cathcart no X.
Anúncios
De acordo com o relatório, a Meta tem trabalhado para “reforçar as suas receitas publicitárias, que sofreram um impacto durante um período de incerteza macroeconómica”. Relatórios anteriores afirmaram que o WhatsApp pode finalmente trazer anúncios para sua plataforma para melhor monetizá-la.
Nos últimos anos, Meta introduziu vários novos recursos no aplicativo de mensagens. Até mudou a política de privacidade e os termos de serviço para usuários que interagem com contas do WhatsApp Business.
Meta
O fundador do Facebook (agora Meta), Zuckerberg, adquiriu o WhatsApp por US$ 19 bilhões em 2014. Ao contrário do Instagram, que o Facebook comprou em 2012 por cerca de US$ 1 bilhão, o WhatsApp não exibe anúncios.
De acordo com a CNBC. quase uma década depois de comprar o WhatsApp, a Meta ainda está “tentando transformar o aplicativo de mensagens em um grande gerador de dinheiro”. O WhatsApp agora precisa que mais grandes empresas em todo o mundo contem com o serviço como principal forma de conversar com os clientes.
O WhatsApp Business ultrapassou 200 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, contra 50 milhões em 2020. Em breve, as empresas poderão publicar anúncios diretamente no Facebook ou Instagram a partir do aplicativo e não haverá necessidade de uma conta no Facebook, de acordo com Zuckerberg.
A Meta disse que também está testando permitir que as empresas enviem automaticamente mensagens personalizadas para vários clientes mediante o pagamento de uma taxa.
Enquanto isso, Zuckerberg acaba de lançar canais WhatsApp na Índia e em mais de 150 países. Os Canais do WhatsApp são uma ferramenta de transmissão unilateral e oferecem uma forma privada de receber atualizações de pessoas e organizações importantes para os usuários, dentro do WhatsApp.