Vulnerabilidades de alto risco no Android afeta milhões de smartphones
Até agora, a única solução parece ser atualizar os aplicativos diretamente pela Play Store.
Um alerta de risco de segurança “alto” foi emitido para usuários de telefones Android. O alerta contra “múltiplas vulnerabilidades” informa que, se os problemas não forem mitigadas, os invasores podem obter acesso ao telefone e acessar informações confidenciais.
Até agora, a única solução parece ser atualizar os aplicativos diretamente pela Play Store. Os usuários também devem verificar se há uma atualização do sistema operacional Android disponível.
A escala do risco pode ser enorme, pois as vulnerabilidades do Android afetam usuários com smartphones operando em Android 11, Android 12 e Android 13. Os usuários que usam tablets e dobráveis com sistema operacional baseado em Android 12L também estão em risco.
O aviso diz: “Várias vulnerabilidades foram relatadas no Android que podem permitir que um invasor obtenha privilégios elevados, obtenha informações confidenciais, execute código remoto ou cause condições de negação de serviço no sistema de destino”.
Falhas
Falando mais sobre as falhas, o CNET observa: “Existem múltiplas vulnerabilidades no Android devido a falhas na estrutura, no sistema, no sistema Google Play, nos componentes da Qualcomm e nos componentes de código fechado da Qualcomm.”
O risco pode afetar potencialmente milhões de usuários no Brasil, já que o país tem uma grande base de usuários do Android.
Como se proteger desses riscos do Android?
Conforme mencionado, o único caminho a seguir parece ser manter seu telefone atualizado. Em primeiro lugar, certifique-se de que todos os aplicativos do seu telefone estejam executando as versões mais recentes.
Além disso, os usuários podem verificar se há alguma atualização pendente do sistema operacional. Embora as etapas para verificar atualizações disponíveis possam variar um pouco em diferentes telefones Android, você pode navegar até “Configurações” e pesquisar “Atualizações do Android”. Isso deve fazer o trabalho.
Embora as novas vulnerabilidades sejam falhas relacionadas ao sistema, os usuários geralmente também são aconselhados a usar aplicativos de desenvolvedores confiáveis. Além disso, não baixe aplicativos de lojas online de terceiros.