Versão desktop do Google Chrome ganha novo visual e recursos este mês
O novo design do Google será baseado na linguagem de design do Material You.
O Google anunciou planos para atualizar o navegador Google Chrome com uma nova aparência e recursos este mês. A atualização mais recente chega no momento em que o Chrome completará 15 anos.
Em uma postagem no blog, o Google diz que a próxima aparência do Chrome é baseada no design Material You, que os usuários de smartphones Android começaram a receber nos últimos anos.
A empresa afirma que os ícones do Chrome foram “atualizados” com “foco na legibilidade”. Existem também novos temas e cores para ajudar os usuários a distinguir entre perfis, como contas profissionais e pessoais.
O menu de configurações também será atualizado com mais opções para recursos de fácil acesso. Além disso, destaca que o menu do Chrome oferecerá acesso mais rápido às extensões do Chrome, ao Google Translate e ao Gerenciador de senhas do Google.
A Chrome Web Store também apresentará o Material You Design para uma revisão visual. O Google introduziu o Material You com Android 12. Em suma, é uma linguagem de design que usa mais cores e uma UI (interface de usuário) simples baseada no papel de parede do telefone.
Os usuários também podem personalizar as cores de elementos individuais, incluindo as cores de destaque e do texto. No contexto do navegador Chrome, os ícones, a página inicial e a página de configurações serão muito semelhantes ao tema do navegador.
Além disso, a Chrome Web Store se parecerá muito com o Google Play, pelo menos nas recomendações. O Google afirma que a loja adicionará categorias de extensões – como extensões com tecnologia de IA e destaque dos editores.
Haverá recomendações mais personalizadas. Em suma, o Google está expandindo a verificação de segurança para extensões para permitir que os usuários identifiquem extensões não publicadas por violarem os Termos de Serviço do Google.
Novos recursos
A nova postagem do blog também reitera o compromisso do Google de expandir os recursos generativos de IA do Bard para mais ferramentas. A Pesquisa Google está oferecendo gradualmente um resumo das consultas em um painel lateral, aproveitando o poder generativo da IA de Bard.
Um recurso semelhante também existe no Microsoft Edge – rival do Google Chrome. Os usuários podem até fixar o painel lateral da Pesquisa Google na sua barra de ferramentas.