Shorts estão fazendo vídeos longos do YouTube perder dinheiro, diz relatório
Os funcionários do YouTube estão preocupados com o fato de o YouTube Shorts poder matar o principal negócio da empresa, de vídeos longos.
O YouTube lançou sua seção de vídeos curtos chamada Shorts em 2020 na Índia, após a proibição do TikTok no país. O formato de vídeo curto foi posteriormente lançado globalmente em 2021, onde rapidamente ganhou imensa popularidade.
Embora o objetivo do YouTube ao lançar Shorts fosse impulsionar os negócios e acompanhar rivais como TikTok e Meta, agora parece que o recurso está trazendo preocupação ao seu negócio principal de conteúdo de formato longo.
De acordo com um relatório do Financial Times, os funcionários do YouTube estão preocupados com o fato de o YouTube Shorts poder matar o principal negócio da empresa, de vídeos longos, que aparentemente gera a maior parte da receita da empresa.
A plataforma de propriedade da Alphabet viu um aumento no número de espectadores e de conteúdo desde o lançamento dos Shorts, mas esse aumento também afastou seu público do conteúdo tradicional de formato longo, de acordo com a publicação.
Os funcionários do YouTube acham que a plataforma de vídeos curtos Shorts “corre o risco de canibalizar seu negócio principal”. “Recentes reuniões de estratégia do YouTube discutiram o risco de que os vídeos longos, que geram mais receitas para a empresa, estejam ‘desaparecendo’ como formato”, acrescentou o relatório.
O YouTube está enfrentando um dilema à medida que o conteúdo de vídeo curto cresce em popularidade. Vídeos curtos são mais populares entre o público porque são rápidos e fáceis de consumir. É por isso que o TikTok e o Instagram Reels fizeram tanto sucesso e o YouTube também introduziu os Shorts.
No entanto, o YouTube gera receita com anúncios, e vídeos curtos não permitem tantos anúncios. Conseqüentemente, o YouTube não é capaz de gerar tanto lucro com Shorts quanto com vídeos longos.
Receita publicitária
Enquanto isso, o YouTube ainda está tentando descobrir como gerar mais receita publicitária com Shorts. Entretanto, entretanto, os criadores de conteúdos estão a enviar menos vídeos longos, o que está a causar preocupação entre os funcionários do YouTube.
O Google está tentando manter o público do YouTube engajado, mas também precisa descobrir uma maneira de ganhar dinheiro.
“Em outubro do ano passado, o YouTube relatou seu primeiro declínio trimestral na receita publicitária desde que a empresa começou a divulgar seu desempenho separadamente em 2020.
Nos dois trimestres seguintes, a plataforma relatou novas quedas em comparação com os mesmos períodos do ano anterior”, o relatório revelado.
Apesar do dilema e das preocupações, o YouTube não pode ignorar os Shorts dada a sua popularidade e tendência. O YouTube sabe disso. Joseph Teasdale, chefe de tecnologia da Enders Analysis, citou que o YouTube está “oferecendo Shorts para seus bilhões de usuários, mesmo às custas da receita publicitária.
O YouTube também reconheceu as preocupações com os Shorts, mas a empresa insiste que não substitui os vídeos longos. Em um relatório, o YouTube disse que o Shorts foi “projetado para complementar, e não competir com, todos os outros formatos que os criadores usam” na plataforma, como áudio e transmissões ao vivo.
A empresa está “satisfeita com seu sucesso inicial” e acredita que a oferta de diferentes mídias cria “um ciclo virtuoso que leva novos espectadores a diferentes formatos”.