Apple AirTag ajuda a capturar ladrão que roubou mais de R$ 5 milhões

Um ladrão foi pego após roubar uma mala contendo um Apple AirTag, o que levou a polícia até sua localização.

O Apple AirTag foi construído principalmente para ajudar as pessoas a encontrar seus pertences caso os percam. Os pequenos dispositivos, do tamanho aproximado de uma moeda de 25 centavos, costumam ser manchetes por serem de imensa utilidade nos casos em que as pessoas perdem seus itens pessoais.

Mas em mais de uma ocasião, o Apple AirTag também ajudou as pessoas a capturar ladrões, rastreando seus pertences perdidos. Em um incidente semelhante, um ladrão no Reino Unido foi pego quando roubou uma bagagem que continha o Apple AirTag.

Ladrão preso devido ao AirTag

O ladrão realizou frequentemente assaltos “sofisticados” em vários locais da Grã-Bretanha. O valor total dos itens que ele roubou foi de 800 mil libras (mais de 5 milhões de reais).

O ladrão, chamado Mari Dinjaku, é um homem de 38 anos que mora em Wokingham, Berkshire. Ele foi preso em sua casa depois que o Apple AirTag revelou sua localização. A AirTag estava dentro de uma mala que ele havia roubado no meio de um roubo a cerca de 24 quilômetros de sua casa.

Uma postagem da Polícia de Surrey no Facebook revelou que um roubo foi relatado em Woking em 5 de janeiro deste ano. A propriedade foi revistada e uma mala verde-limão, roupas e joias foram roubadas.

A mala tinha um Apple AirTag colocado dentro dela e ajudou os policiais a rastrear o endereço residencial de Dinjaku. Quando a sua casa foi revistada, também foram recuperados walkie-talkies, documentos falsos, uma grande quantidade de dinheiro em diversas moedas, luvas e coberturas faciais, bem como 15 celulares.

A postagem acrescenta ainda: “Dinjaku também foi vinculado a mais dois roubos: um em Limpsfield e outro em Manchester. Ele foi acusado de conspiração para cometer roubo entre março de 2022 e janeiro de 2023, na quarta-feira, 10 de maio”.

Em 21 de agosto, Dinjaku admitiu que era culpado e foi condenado no Tribunal da Coroa de Guildford. O juiz destacou como os “crimes sofisticados” tiveram um grande impacto financeiro e emocional nas vítimas.

O oficial de investigação PC Tom Hinch disse: “Mari Dinjaku causou sofrimento significativo e perdas financeiras às vítimas que roubou. Esses foram crimes graves, cometidos com planejamento significativo e desrespeito ao impacto que a invasão da casa de alguém pode ter. Ele foi corretamente informado uma sentença de prisão significativa. Continuamos a perseguir criminosos que conspiram para cometer crimes desta natureza em Surrey.”

AirTag

O Apple AirTag foi lançado em abril de 2021 e é um pequeno dispositivo que envia um sinal Bluetooth para dispositivos. Quando conectados ao AirTag, esses dispositivos compartilham as informações de localização com o iCloud.

Os usuários podem verificar facilmente essas informações acessando o aplicativo Buscar. A localização do AirTag é exibida em um mapa.

você pode gostar também