As consequências desastrosas do TikTok no cérebro de crianças

O estudo analisou o impacto da maneira como o TikTok envia informações para o cérebro de crianças.

Um novo estudo relata que o aplicativo TikTok está prejudicando o cérebro e a atenção das crianças. O conselheiro licenciado, Leigh Richardson, disse que a condição é causada por passar longos períodos rolando em vídeos curtos e rápidos.

“O estudo analisou o impacto da maneira como o TikTok envia informações”, disse Richardson. O conteúdo breve, mas interminável, que está a apenas um clique de distância, causa uma liberação de dopamina.

“A dopamina é um neurotransmissor, e é um neurotransmissor realmente bom”, disse Richardson.

Quanto mais rolamos, mais dopamina obtemos e mais queremos continuar rolando. O especialista em saúde mental, Dr. Vince Callahan, disse que é isso que está acontecendo com as crianças e o tik tok. “É um vício”, disse Callahan.

Vício

O vício em vídeos curtos está prejudicando a capacidade de atenção das crianças, o que pode ser observado em sala de aula.

“Nosso cérebro vai focar no que considera importante”, disse o Dr. Callahan. “Se eu amo a dopamina, que é o que nossos cérebros fazem, acho que isso é mais importante do que qualquer outra coisa”.

Esse fator torna a vontade de assistir maior do que a necessidade de estudar. “A criança não presta atenção na aula porque está pensando no que acabou de acontecer no TikTok”, disse Callahan.

Os pais podem ajudar a consertar isso, mas somente com o tempo. A rede social não pode ser retirada imediatamente. “Você vai ter uma reação muito adversa, assim como você teria com um viciado em drogas”, disse o Dr. Callahan.

Em vez disso, os especialistas recomendam afastar as crianças das telas. Uma ferramenta útil pode ser a implantação de limites de aplicativos.

Com alguns cliques curtos nos dispositivos dos seus filhos, os pais podem adicionar um limite aos seus aplicativos sociais, como o TikTok. Eles podem escolher quanto tempo podem assistir a cada dia para que os pais possam controlar a distração.

você pode gostar também