Spotify e Patreon lançam transmissão de conteúdo exclusivo para assinantes
Agora, as duas plataformas vão se integrar, permitindo conteúdo exclusivo para assinantes do Patreon diretamente em suas contas do Spotify.
O Spotify e o Patreon uniram forças para lançar um novo recurso. Agora, as duas plataformas vão se integrar, permitindo conteúdo exclusivo para assinantes do Patreon diretamente em suas contas do Spotify.
Essa integração vai beneficiar milhares de podcasters que utilizam o Patreon. Muitos criadores de conteúdo do Spotify já incentivavam seus seguidores a aderir aos seus programas de associação pagos, proporcionando conteúdo adicional exclusivo.
No cenário atual, os fãs de podcasts normalmente consomem o conteúdo pago através do aplicativo do Patreon. Contudo, esse conteúdo pago também é disponibilizado via RSS. Em suma, RSS é um fluxo de conteúdo automaticamente atualizado.
Para a desilusão dos fiéis ouvintes de podcasts, o Spotify é o único dos principais aplicativos de podcasts que não permite aos usuários incluir feeds RSS manualmente em suas bibliotecas. O RSS é uma tecnologia simples e independente de plataformas específicas, o que talvez explique a relutância do Spotify em adotá-lo.
Assim, embora essa funcionalidade traga grande conveniência aos assinantes do Patreon que usam o Spotify, trata-se, na verdade, de um recurso bastante básico já presente na maioria dos outros aplicativos de podcasts.
Nova funcionalidade
Essa funcionalidade foi desenvolvida pelo Spotify Open Access. Em suma, é uma iniciativa que, essencialmente, busca permitir o carregamento manual de feeds RSS.
“O Spotify não dá suporte a feeds RSS privados, então criamos o Open Access como uma solução para distribuir de forma mais segura conteúdo restrito em nossa plataforma”, explicou um porta-voz ao TechCrunch.
Em um evento para investidores do Spotify no ano passado, a empresa classificou os feeds RSS como uma “tecnologia ultrapassada”, o que justifica sua recusa em acomodar essa funcionalidade.
Além disso, o Spotify Open Access também será compatível com conteúdo pago de outras plataformas de monetização. Memberful, Supercast, Supporting Cast, também serão beneficiadas. Apesar disso, o Patreon é, de longe, o principal parceiro desse novo programa do Spotify.
No lado dos fãs, os ouvintes visualizarão o conteúdo pago por meio de um ícone de cadeado. Isso os incentivará a se tornarem assinantes, caso ainda não o sejam.
Embora o Spotify pudesse ter implementado um recurso desse tipo há algum tempo, é inegável que essa novidade é útil para os criadores, tornando ainda mais simples para os fãs descobrirem e acessarem os conteúdos disponibilizados em suas contas do Patreon.