Criador do ChatGPT diz que empregos desaparecerão por causa da IA
Criador do ChatGPT disse que a IA não será apenas um complemento para ajudar os humanos a continuarem trabalhando.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, sempre disse que o ChatGPT pode ser perigoso. Especialmente se a tecnologia não for regulamentada. Em mais de uma ocasião, ele disse que tem medo do chatbot de IA. Mais recentemente, também disse que não confia em todas as respostas do ChatGPT.
A ferramenta de IA certamente tem suas limitações e ainda não é perfeita. No entanto, desde o seu lançamento em novembro de 2022, ela avançou bastante e continuará melhorando.
Observando o rápido avanço das ferramentas de IA como o ChatGPT, muitas pessoas, assim como especialistas em tecnologia, expressaram preocupação. Essa preocupação vem com a possibilidade de a tecnologia substituir os seres humanos em seus empregos no futuro.
Em alguns casos, isso já começou a acontecer. Sam Altman também acredita que empregos “definitivamente” vão desaparecer por causa da tecnologia.
Sam Altman diz que empregos desaparecerão devido à IA
Em uma entrevista recente ao The Atlantic, Altman disse que o impacto da IA na humanidade não será totalmente positivo. Ele disse à publicação que, embora muitas pessoas que estão trabalhando em IA ‘finjam’ que isso será apenas para o bem dos humanos, agem como um complemento para eles e não substituirão ninguém em seus empregos. No entanto, esse não é o caso.
“Os empregos definitivamente vão acabar, ponto final”, disse Altman.
Além disso, também revelou que a OpenAI poderia ter criado algo ainda mais poderoso que o ChatGPT. Apesar disso, o público não estaria preparado para tal avanço.
A entrevista da Atlantic afirma ainda que, de acordo com Altman, as pessoas precisam de tempo para aceitar a ideia de que uma nova inteligência poderosa pode coexistir com os humanos no futuro.