Hackers podem usar IA para adivinhar suas senhas – saiba como se proteger
IA pode quebrar qualquer senha de sete dígitos em menos de seis minutos - mesmo que contenham símbolos, números e letras maiúsculas.
A inteligência artificial (IA) tem facilitado nossas vidas em diversas áreas. No entanto, nem tudo que a IA faz é do nosso interesse. A quebra de senha feita por IA já é uma realidade. A inteligência artificial pode hackear senhas em segundos.
“Nos últimos anos, houve um aumento significativo no desenvolvimento da inteligência artificial. Isso permitiu a criação de ferramentas que automatizam tarefas relacionadas à previsão, geração, análise e recuperação”, diz Ameer Al-Nemrat, PhD, especialista em segurança da informação e computação forense na University of East London.
“Perturbadoramente, aplicações perigosas de IA incluem técnicas inteligentes de adivinhação de senhas projetadas para evitar a detecção.”
Depois de executar mais de 15,6 milhões de senhas comuns por meio do PassGAN, um cracker de senha de IA, um relatório recente do Home Security Heroes descobriu que o software pode quebrar qualquer senha de sete dígitos em menos de seis minutos – mesmo que contenham símbolos, números e letras maiúsculas.
Além disso, a IA quebrou 51% desses tipos usuais de senhas em um minuto, 65% em uma hora, 71% em um dia e 81% em um mês. Depois de ver esses resultados preocupantes, sem dúvida você levará a segurança online mais a sério.
Examine sua lista de senhas, identifique qualquer senha de segurança fraca e substitua-a por senhas boas , longas e complexas. Continue lendo para saber como se proteger contra a quebra de senha de IA.
A IA pode ser usada para quebrar senhas?
Definitivamente. Os hackers convencionais dependem de esforço manual, ferramentas comuns e conhecimento especializado. Já os que usam os recursos de IA podem usá-la para automatizar o roubo de senhas.
“O uso da IA capacita os hackers a acelerar a consecução de seus objetivos”, diz Nemrat.
“Por exemplo, o aprendizado de máquina pode ajudar a extrair credenciais, selecionar de forma inteligente o alvo mais adequado, monitorar usuários para fins de coleta de informações ou identificar vulnerabilidades anteriormente desconhecidas em software.”
De acordo com o relatório mencionado acima, o tempo para a IA quebrar senhas depende do tamanho e da complexidade da senha.
Rahul Mahna, diretor-gerente da equipe de Outsourced IT Services da EisnerAmper, diz que muitas pessoas usam senhas, que são senhas mais longas e complexas, mas mesmo essas podem ser hackeadas.
“A preocupação agora é se a senha de uma pessoa pode ser determinada pelo aprendizado de máquina de suas mídias sociais e outras postagens, então essa frase pode ser comprometida”, alerta ele.
Como você pode proteger suas senhas desses hackers?
Mahna acredita que o risco é mitigado pela diversidade de senhas. Ele sugere os seguintes métodos para ajudá-lo a se proteger contra hackers.
Senhas exclusivas em todos os lugares
Mahna enfatiza ter senhas diferentes para cada site, dispositivo ou serviço. Não se preocupe em lembrar todas essas senhas, pois os gerenciadores de senhas podem não apenas armazenar suas senhas, mas também gerar combinações exclusivas para você.
Senhas longas
O uso de senhas longas que incluem números, letras maiúsculas e minúsculas e símbolos – e não são facilmente compreendidas ou inferidas – aumentará o elemento de proteção.
Privacidade pessoal
Postar muita informação online – como no Facebook ou Instagram – sobre sua vida não é uma boa ideia se você estiver preocupado com a segurança. Ele pode fornecer informações sobre seu paradeiro, bens e família.