IA ajuda tratamento contra câncer de próstata ser menos agressivo
Avanços na IA podem salvar milhares de homens de tratamentos desnecessários e efeitos colaterais.
Homens com câncer de próstata que têm um risco médio de metástase com radiação agora recebem terapia hormonal ao mesmo tempo por seis meses a três anos.
Mas a IA, que procura padrões biológicos nas células cancerígenas retiradas de biópsias individuais de homens no momento do diagnóstico, pode identificar aqueles que não se beneficiariam com a terapia hormonal.
Isso pode proteger os homens dos efeitos colaterais da terapia hormonal, incluindo fadiga, ondas de calor, diminuição da força muscular, ganho de peso e mudanças na vida sexual, como baixa libido ou problemas para obter uma ereção.
Os médicos agora sabem que a terapia hormonal, que priva os tumores dos hormônios sexuais masculinos que os alimentam, só ajuda alguns homens.
IA no combate ao câncer
A ferramenta de IA usada para salvar homens com câncer de próstata foi desenvolvida por uma empresa com sede nos EUA chamada ArteraAI. Ela é apoiada pela Prostate Cancer UKA. Ela sugere que 60% das terapias hormonais atualmente prescritas não são necessárias.
A radioterapia por si só é suficiente para curar esses homens, sem aumentar o tratamento que recebem e custar dinheiro extra aos planos de saúde ou ao governo.
O diretor de pesquisa do câncer de próstata no Reino Unido, Dr. Matthew Hobbs, disse: “Esta ferramenta pode fazer uma enorme diferença para os homens.
“Sabemos que os efeitos colaterais associados à terapia hormonal – um tratamento que suprime completamente a testosterona – são variados, extremamente difíceis de conviver e podem persistir por muito tempo mesmo após o término do tratamento.