Dona da marca Crossfit barra uso do nome em academias do Brasil
O CrossFit tem uma natureza híbrida como esporte e exercício. Nome foi proibido de ser usado por academias em todo o Brasil.
A CrossFit, empresa dos EUA, barrou na justiça o uso de seu nome em academias no Brasil. Apesar de ser conhecida como uma modalidade esportiva no país, o termo se refere a uma empresa norte-americana.
A empresa foi fundada em 2000, mas a criação do conceito, por Greg Glassman, ocorreu em 1996 nos EUA. De acordo com o site da empresa, existem mais de 11.000 academias afiliadas em todo o mundo.
O CrossFit tem uma natureza híbrida como esporte e exercício. Ele mistura esportes de elite e prática para a saúde, diversão e condicionamento da população em geral.
Problema com academias no Brasil
Os principais aspectos do CrossFit são movimento constantemente variado, de alta intensidade e funcional. Apesar disso, simplesmente realizar treinamento com essas características não significa que alguém esteja fazendo CrossFit.
Para que seja considerado CrossFit, a empresa dona da marca precisa reconhecer legalmente a academia como afiliada oficial. De acordo com a declaração da empresa, para utilizar o termo CrossFit, alguns aspectos devem ser respeitados.
O primeiro passo é que a academia deve pagar o licenciamento e usar a metodologia desenhada pela marca americana. Além disso, precisa ter em seu quadro de empregados, um treinador CrossFit certificado.
Crossfit barrado no Brasil
Após decisão judicial divulgada nessa segunda-feira (17), todas academias ou entidades que estiverem usando a propriedade intelectual da CrossFit sem licença, podem ser processadas no país.
Para evitar processos, grandes redes de academias já foram instruídas a mudar o título dessas atividades (de CrossFit para programas de condicionamento extremo, treino funcional, etc) porque as atividades não são licenciadas pela CrossFit® LLC.