Como fazer um vídeo: guia passo a passo com dicas eficazes

Os vídeos são uma maneira poderosa de se conectar com seu público e gerar renda. Saiba como fazer um vídeo com essas dicas.

Neste artigo, mostraremos a você um guia passo a passo para criar vídeos que irão diferenciá-lo. Não importa o seu nível de experiência, as dicas deste artigo irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos de criação de vídeo.

Começaremos listando as ferramentas de que você precisa e, em seguida, o guiaremos pelo processo de publicação e promoção.

O que você precisa para fazer um vídeo?

Você pode fazer vídeos usando apenas um smartphone. Suas câmeras embutidas são de alta qualidade e têm muito espaço de armazenamento.

Mas os microfones dos smartphones são notoriamente ruins. Além disso, os alto-falantes dos smartphones não produzem uma reprodução de áudio precisa.

Os smartphones também só podem realizar edições básicas.

Para fazer vídeos de alta qualidade, invista em alguns itens de hardware e software. Abaixo, vamos dizer exatamente o que você precisa e como usá-lo. Também o guiaremos por todo o processo de criação de vídeo.

Como fazer um vídeo profissionalmente: passo a passo

Planejando seu vídeo

Primeiro, decida o que você quer que seu vídeo faça. Isso pode ser:

• Direcionar tráfego para seu site.
  • Ganhar seguidores nas redes sociais.
  • Anunciar um evento.

Em seguida, use o objetivo do seu vídeo para identificar seu público-alvo. Por exemplo, se você estiver anunciando um evento, seu vídeo deve atrair as pessoas que irão gostar desse evento.

• Crie o vídeo com esse público em mente. O tema, o roteiro, o plano de fundo e a música devem agradar a esse público. Seu vídeo terá mais sucesso seguindo esses passos.
  • Criação de storyboard e roteiro

Criar um storyboard ajudará você a visualizar seu vídeo antes de começar a filmar. Os storyboards parecem histórias em quadrinhos. Eles exibem cenas do seu vídeo em ordem cronológica.

Seu storyboard pode ter muitos ou poucos detalhes. A ideia é planejar os tópicos que você abordará.

Em seguida, escreva um script para o seu vídeo.

Os scripts geralmente são mais detalhados do que os storyboards. Mas geralmente é melhor não escrever tudo o que você planeja dizer palavra por palavra. Isso faz seu vídeo parecer forçado e menos envolvente.

Portanto, inclua apenas o suficiente em seu roteiro para ajudá-lo a lembrar sobre o que falar.

Organizar-se antes de filmar tornará seu vídeo mais claro e envolvente.

Escolhendo o equipamento e o software certos

Não importa o quão cuidadosamente você planeje, seu vídeo será tão bom quanto as ferramentas que você usa para filmar.

Aqui está o que você precisa:

Microfone

Você precisa de um microfone de alta qualidade para criar um vídeo de alta qualidade. Os microfones embutidos da maioria dos dispositivos não são de boa qualidade. eles lutam para capturar a fala com clareza e filtrar o ruído de fundo.

Isso é um problema porque, como você pode imaginar, a qualidade do som é muito importante na videografia.

Câmera

A câmera do seu smartphone é ótima, mas as câmeras externas geralmente são melhores. Eles capturam imagens com mais detalhes, recriam cores com mais precisão e ampliam a captura.

Procure uma câmera que funcione para o tipo de conteúdo que você cria e grave em resolução 4K.

Fones de ouvido

Os fones de ouvido permitem que você ouça o som do seu vídeo da maneira que seu público o ouvirá. Eles capturam mais detalhes do que os alto-falantes externos. Os fones de ouvido com bloqueio de som também garantem que você não ouça ruídos de fundo perturbadores.

É melhor usar fones de ouvido durante a gravação para que você possa verificar o som do seu vídeo e fazer ajustes no momento. Se você não puder fazer isso, grave um clipe curto usando fones de ouvido. Em seguida, faça ajustes antes de começar a filmar o vídeo completo.

Computador

Após a gravação, é importante editar seu vídeo. Embora seja possível realizar edições simples em um smartphone, você pode fazer muito mais em um computador. Além disso, alguns softwares de edição funcionam apenas em um computador.

Além disso, os processadores de computador podem lidar com arquivos de vídeo maiores do que os telefones.

O MacBook Pro ainda é o melhor laptop de edição de vídeo em 2023 – mas você pode usar opções mais baratas se precisar. Dê preferência para computadores com placa de vídeo dedicada.

Software de gravação e edição

As últimas ferramentas necessárias para fazer um vídeo são softwares de gravação e edição.

O software de gravação agiliza a criação de vídeo. Ele oferece tudo o que você precisa para criar vídeos em um só lugar. Também lida com tarefas que, de outra forma, você teria que descobrir como fazer por conta própria.

Ele permite ajustar as configurações de vídeo, convidar convidados remotos e transmitir vídeos ao vivo.

E o software de edição dá os retoques finais em seus vídeos, permitindo que você adicione filtros, efeitos sonoros e música. Você também pode criar legendas de vídeo e cortar áudio desnecessário.

Você pode comprar software de gravação e edição separadamente, mas recomendamos escolher uma opção completa. Gravar e editar no mesmo software economiza tempo e dinheiro.