Instagram pode estar preparando um chatbot com inteligência artificial

O Instagram ainda não confirmou se está trabalhando em tal recurso. Contudo, mesmo que esteja, sempre há uma chance de que não passe do estágio de desenvolvimento.

O Instagram está de olho no ChatGPT, que causou uma revolução mundial desde seu lançamento em novembro de 2022. A partir daí, outras empresas de tecnologia estão correndo atrás de soluções similares para seus próprios chatbots. O objetivo é não perder a relevância perante o grande sucesso da ferramenta da OpenIA.

Portanto, não é surpresa saber que o Instagram quer lançar um chatbot com IA. A Meta já estuda a possibilidade de incorporar esse recurso na rede social a algum tempo.

O vazador, Alessandro Paluzzi, afirmou na terça-feira que o próprio chatbot do Instagram é capaz de responder a perguntas, dar conselhos e oferecer ajuda para escrever mensagens.

Além disso, um usuário pode escolher uma das 30 personalidades de IA para o chatbot adotar. Apesar disso, mais detalhes sobre esse recurso específico não estão disponíveis no momento.

Isso se encaixa nos comentários feitos no início deste ano por Mark Zuckerberg, chefe da Meta, proprietária do Instagram, quando disse que sua equipe está “desenvolvendo personas de IA que podem ajudar as pessoas de várias maneiras”.

Em uma captura de tela (abaixo) obtida por Paluzzi, o Instagram diz: “Use IA em seus chats em uma experiência mais divertida e envolvente”.

Mas com o interesse em chatbots poderosos como o ChatGPT não dando sinais de diminuir, e plataformas como o Instagram sempre em busca de novos recursos interessantes, há uma boa chance do chatbot ser liberado para um grupo seleto de usuários em breve.

Instagram “inspirado” no Snapchat novamente?

O Snapchat lançou um recurso semelhante em fevereiro que incorpora o ChatGPT ao aplicativo. Ele aparece como “Minha IA” e você pode fazer perguntas e até mesmo conversar com amigos humanos.

Mas o recurso de IA do Snapchat foi criticado por alguns usuários que consideram as trocas “assustadoras”, enquanto outros expressaram preocupações com a privacidade sobre como a tecnologia de IA lida com as informações que recebe.

O Instagram, sem dúvida, explorará essas questões cuidadosamente antes de considerar o lançamento de uma versão beta de seu próprio chatbot de IA.