Governo toma medida drástica sobre pacotes flexíveis da Hurb

A Hurb deve apresentar um plano concreto para resolver os contratos em vigor e verificar a correção das falhas identificadas.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) decidiu suspender temporariamente a venda de novos pacotes da Hurb. A medida vale apenas para os pacotes flexíveis da empresa. A suspensão é resultado de irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia. A medida foi adotada como uma forma de proteger os consumidores e buscar assegurar a resolução dos problemas.

O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou que manterá a suspensão por tempo indeterminado. Enquanto isso, a Hurb deve apresentar um plano concreto para resolver os contratos em vigor e verificar a correção das falhas identificadas. A empresa também está sujeita a multa diária de cinquenta mil reais, caso não cumpra as exigências do Senacon. A empresa também está sujeita a disposições administrativas no Código de Defesa do Consumidor.

“Essa medida vai perdurar até que a empresa nos apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor. A Hurb deve demonstrar que está cumprindo os contratos e que tem condições financeiras de celebrar novos contratos”, afirmou Wadih Damous.

A suspensão vale apenas para a venda dos pacotes chamados flexíveis, onde não existe uma fixação de dados para a realização da viagem. Os demais serviços da empresa continuam disponíveis para os clientes.

Reunião

Em reunião com a Senacon no último dia 12, a plataforma se comprometeu a melhorar seus processos internos e adotar medidas para garantir que os direitos dos consumidores sejam satisfeitos, além de aprimorar a transparência nas informações sobre os produtos e serviços oferecidos.

A empresa assumiu compromissos com a Senacon, incluindo a entrega de um plano de obediência para cumprir os contratos pendentes e responder a todas as reclamações dos consumidores na plataforma consumidor.gov.br, demonstrando a intenção de resolver os problemas.

“A empresa se comprometeu a apresentar um plano para o cumprimento dos contratos já cumpridos, mas o documento não trouxe informações suficientes e consistentes. Por isso, para que não haja ainda mais prejuízo aos consumidores e consumidoras de todo o país, nós resolvemos emitir uma medida cautelar para impedir que o Hurb continue comercializando pacotes, já que ela não tem demonstrado capacidade de atender com o contratado”, explicou o secretário.

Histórico

No ano passado, a Hurb recebeu notificação sobre as denúncias e foi solicitada a apresentar esclarecimentos sobre as práticas comerciais adotadas pela empresa. No entanto, a empresa não forneceu respostas satisfatórias para sanar as irregularidades apontadas pelos consumidores.

A empresa chegou a solicitar a negociação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), alegando diminuição no número de reclamações. Entretanto, nos últimos meses, aumentaram expressivamente os relatos de clientes em todo o Brasil por problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de atendimento em casos de problemas

você pode gostar também