5 razões pelas quais motos elétricas são melhores que as com motor

Menores custos de manutenção e operação são as duas principais vantagens das motos elétricas. No entanto, também existem muitas vantagens técnicas.

Os veículos elétricos (VEs) são apontados como o futuro da mobilidade. De motos elétricas a grandes caminhões, os veículos movidos a bateria estão substituindo lenta mas constantemente os veículos com motores de combustão interna (MCI). No segmento de mobilidade do consumidor, as motos são os VEs que mais crescem no Brasil.

Menores custos de manutenção e operação são as duas principais vantagens das motos elétricas. No entanto, também existem muitas vantagens técnicas dos VEs, que os destacam de seus equivalentes MCI, especialmente na faixa de preço de até R$ 19 mil.

Aqui estão cinco dessas vantagens técnicas que dão as motos elétricas uma vantagem sobre as motos com motor:

Computador de bordo digital

Se você vir uma moto na estrada com um controle de instrumentos digital que quase parece um tablet, provavelmente pode ser uma EV. As motos elétricas mais populares vêm com um grande console de instrumentos digital que pode fazer muito mais do que os consoles analógicos convencionais, que são usados ​​principalmente para mostrar velocidade e capacidade de combustível.

Os computadores de bordo digitais nas motos oferecem muitos recursos adicionais, como a capacidade de usar a navegação em movimento, alterar o modo de condução, indicador de alcance em tempo real e até mesmo controlar a música (pelo menos em EVs com alto-falantes embutidos).

As telas LCD digitais também fazem os EVs parecerem modernos e futuristas e alguns até oferecem capacidade de tela sensível ao toque.

Alto-falantes para reprodução de música

Muitas motos lançadas recentemente também incluem um par de alto-falantes que permitem aos usuários transmitir música em movimento. Em alguns veículos elétricos, esses alto-falantes também podem ser usados ​​para imitar o som do motor e são alimentados pela bateria principal do veículo.

Chip SIM integrado

A maioria das motos modernas estão sempre conectadas com um cartão SIM 4G. Ter um cartão SIM permite que os usuários rastreiem a localização do veículo em tempo real (sem a necessidade de hardware adicional) e também os ajuda a configurar recursos como localização, que permite ao proprietário restringir a moto a uma determinada localização geográfica.

Atualizações de software para adicionar novos recursos

Os veículos elétricos agora são mais como smartphones do que como veículos. Com um sistema operacional integrado, as marcas agora podem adicionar novos recursos, corrigir bugs e até melhorar a duração da bateria, otimizando o sistema de gerenciamento de bateria por meio de um patch de software.

Marcas como Ather e Ola introduziram muitos novos recursos com atualizações de software e, com o cartão SIM integrado, os veículos podem ser atualizados a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, em alguns veículos, apenas o centro de serviço pode atualizar o firmware.

Suporte para aplicativos

Embora existam alguns veículos à motor que vêm com suporte de aplicativos, a implementação do mesmo é muito melhor em EVs. Com um aplicativo, os usuários podem ligar o veículo, parar o veículo, monitorar a porcentagem da bateria e verificar o status do veículo.

Em alguns VEs, ter um aplicativo é como carregar uma chave digital. Novamente, os VEs mais comuns, como Ather 450x e Ola, vêm com suporte de aplicativo para dispositivos Android e iOS.

você pode gostar também