6 objetos que prejudicam o sinal do Wi-Fi e deixam sua internet mais lenta que o normal

Descubra os objetos que prejudicam o sinal Wi-Fi e saiba como melhorar sua conexão em casa. Veja dicas essenciais para uma rede mais estável!

Em um cenário onde o roteador se tornou um elemento indispensável em nossas residências, facilitando a conexão de uma variedade de dispositivos à internet via Wi-Fi, há uma questão muitas vezes negligenciada: certos objetos podem sabotar o sinal, deixando a rede lenta e causando incomodo entre as pessoas.

Então, para quem enfrenta esse desafio, é fundamental identificar e afastar os elementos que possam estar contribuindo para o problema. A seguir, conheça alguns objetos que você deve manter afastados do seu roteador Wi-Fi. Confira!

Foto: Shutterstock

Mantenha estes objetos longe do seu roteador Wi-Fi

1. Mantenha objetos e móveis metálicos longe

Metais, sendo excelentes condutores, absorvem as ondas eletromagnéticas emitidas pelo roteador, prejudicando a propagação do sinal. Portanto, evite posicionar o modem ou roteador sobre móveis metálicos.

2. Deixe o roteador Wi-Fi distante de espelhos

Além de refletirem a luz, os espelhos também refletem sinais sem fio, agindo como barreiras para o sinal do Wi-Fi. Evite posicionar espelhos próximos ao roteador para não comprometer a qualidade da conexão.

3. Eletrodomésticos devem ficar longe do Wi-Fi

Evite instalar o roteador próximo a televisões ou eletrodomésticos que emitem calor ou radiação, como geladeiras ou micro-ondas, pois podem interferir na propagação do sinal Wi-Fi.

4. É preciso manter objetos de vidro e cristal longe do roteador

A densidade desses materiais pode causar interferências no sinal Wi-Fi, resultando em uma diminuição na velocidade da conexão. Mantenha objetos de vidro ou cristal afastados do roteador.

5. Telefones sem fio e os dispositivos Bluetooth

Por fim, os telefones sem fio e os dispositivos Bluetooth operando na mesma faixa de frequência do Wi-Fi podem causar interferência mútua. Assim sendo, mantenha-os distantes do roteador para minimizar problemas de conexão.

Otimize o sinal Wi-Fi com 4 dicas

• Experimente colocar papel alumínio próximo ao roteador, sem encostar, para direcionar o sinal e evitar dispersão causada por barreiras físicas, conforme estudos sugerem.
  • Posicione o roteador em um local elevado para minimizar interferências.
  • Prefira espaços abertos para potencializar a força do sinal.
  • Utilize amplificadores de sinal para expandir a cobertura da rede.