5 recursos do WhatsApp que muita gente ainda desconhece em 2024

Conheça funcionalidades menos conhecidas do WhatsApp que podem melhorar sua experiência. A lista inclui recursos de privacidade e mais.

O WhatsApp, assim como outros aplicativos, oferece uma variedade de configurações úteis, porém menos conhecidas, que podem facilitar o dia a dia dos usuários.

Assim sendo, este texto abordará cinco recursos disponíveis no aplicativo de mensagens e suas funções. A depender das suas necessidades, a ativação deles pode ser vantajosa.

Recursos do WhatsApp que podem ser do seu interesse

1- Criação de uma pasta pessoal

O WhatsApp permite que você converse com o seu próprio número. Esse recurso é extremamente útil para guardar informações importantes rapidamente. Anteriormente, era necessário adicionar e depois remover um contato para criar um grupo exclusivo para si.

Para acessar sua própria conversa, você pode pesquisar seu nome na barra de busca do aplicativo ou acessar seus contatos e clicar na sua própria foto.

2- Desbloqueio por digital

Muitas pessoas preferem desbloquear seus dispositivos usando biometria, em vez de PINs ou padrões tradicionais. Agora, o WhatsApp também permite o desbloqueio por impressão digital. Para ativar, siga os passos:

1. Abra o WhatsApp.
  2. Acesse as configurações do app.
  3. Selecione “Privacidade”.
  4. Role a tela até encontrar “Bloqueio do App”.
  5. Ative o desbloqueio usando a biometria.

Essa configuração exige que os usuários utilizem impressão digital, reconhecimento facial ou outro método de identificação pessoal para abrir o aplicativo. Mesmo com o app bloqueado, ainda é possível atender chamadas.

3- Download automático de mídias

Se você ativa o download automático de mídias, pode acabar com fotos e vídeos indesejados em sua galeria. Para ajustar ou desativar esta função, faça o seguinte:

1. Abra o WhatsApp.
  2. Vá em “Configurações”.
  3. Escolha “Armazenamento e Dados”.
  4. Encontre “Download Automático de Mídias” e ajuste conforme sua preferência.

Você pode configurar para que o download ocorra apenas via dados móveis, Wi-Fi ou em roaming. Caso prefira não baixar nenhuma mídia automaticamente, desmarque todas as opções disponíveis.

4- Envio de mídias sem perder a qualidade

É frustrante enviar uma mídia pelas redes sociais e notar que sua qualidade foi reduzida. Porém, existe uma maneira de minimizar esse efeito.

Ao invés de escolher a opção “Fotos”, vá até “Compartilhar” e selecione “Documentos”. Enviando a imagem como um documento, ela não sofre o processo de compressão, mantendo sua qualidade original.

5- Trancar conversas

Por último, o recurso de trancar conversas ajuda a manter suas mensagens privadas ocultas dentro do aplicativo. Se você possui conversas trancadas, pode acessá-las deslizando para baixo na lista de conversas ou inserindo seu código secreto na barra de pesquisa para exibi-las. Para ativar este recurso, siga os passos:

• Abra o aplicativo.
  • Acesse as configurações.
  • Selecione “Privacidade”.
  • Entre em “Conversas Trancadas”.
  • Siga as instruções para configurar e trancar suas conversas.