2 motivos assustadores para você nunca mais levar o celular ao banheiro
Celular no banheiro: um hábito perigoso que você precisa abandonar
Usar o celular no banheiro pode trazer sérios riscos para a saúde. Um hábito muito comum, mas que pode causar desde infecções bacterianas até problemas de postura e hemorroidas. Isso porque o banheiro é um ambiente propício para a proliferação de bactérias, especialmente as entéricas e patogênicas, que podem causar doenças gastrointestinais, urinárias e até mesmo respiratórias.
Em outras palavras, quando você leva o seu celular para o banheiro, o aparelho está exposto a esses microrganismos, que podem se fixar na tela e depois serem transferidos para outras superfícies ou para o seu rosto. Diante disso, entenda a seguir por que você deve evitar levar o seu smartphone para o banheiro e como se prevenir desses males. Confira!
Razões para evitar usar o celular no banheiro: presença de bactérias
Um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que os celulares podem ter até 10 vezes mais bactérias do que a tampa do vaso sanitário. Um exemplo disso é a escherichia coli (E. coli), uma bactéria comumente encontrada nas fezes humanas.
Nesse sentido, se uma pessoa não lavar as mãos adequadamente após usar o banheiro e depois manusear o celular, as bactérias presentes nas fezes podem ser transferidas para o dispositivo.
Risco de hemorroidas
Além disso, usar o celular no banheiro pode fazer com que você fique mais tempo sentado no vaso sanitário do que o necessário, o que pode levar ao surgimento de hemorroidas. Ou seja, essas são veias inflamadas na região anal ou retal, que causam dor, coceira e sangramento.
Surpreendentemente, é o que diz uma pesquisa da American University of Hospital and Research Federation, que revelou que ficar mais de 15 minutos no vaso sanitário pode aumentar em até 50% as chances de desenvolver hemorroidas.
Má postura por uso do celular no banheiro
Outro problema relacionado ao uso do celular no banheiro é a má postura. Muitas pessoas se curvam para olhar a tela do aparelho, o que pode causar tensão nos músculos das costas e do pescoço.
Isso porque a posição ideal para evacuar é manter os joelhos elevados, o que facilita a saída das fezes e evita o esforço excessivo. Uma dica é usar um banquinho para apoiar os pés e manter a coluna reta.
Como higienizar o celular após contato com bactérias
Então, fica a dica: deixe o celular fora do banheiro. Agora se você realmente precisa levá-lo, não se esqueça de desinfetar o aparelho e as mãos após usá-lo. Saiba como fazer em casa e com segurança:
- Antes de começar a limpeza, desligue o celular para evitar danos causados pela umidade.
Se o seu celular tiver uma capa protetora ou outros acessórios, remova-os para que você possa limpar todas as superfícies do dispositivo. - Limpe a tela e as partes externas do celular com um pano de microfibra. Isso ajudará a remover poeira, sujeira e marcas de dedos. Não use papel higiênico, papel toalha ou outros materiais abrasivos, pois eles podem riscar a tela.
- Para desinfetar o celular, você pode usar álcool isopropílico. Certifique-se de que seja pelo menos álcool isopropílico 70%.
- Aplique o álcool em um pano de microfibra ou em um pedaço de algodão e, em seguida, limpe suavemente as superfícies do celular, incluindo a tela, a parte de trás e as laterais.
- Evite que o álcool entre nas aberturas, como a entrada de fone de ouvido e as saídas de alto-falante;
- Se você removeu a capa protetora e outros acessórios, limpe-os separadamente, seguindo as orientações do fabricante. Além disso, lave suas mãos após manusear esses itens.
- Deixe o celular e os acessórios secarem completamente antes de ligar o dispositivo ou recolocar a capa protetora. Isso geralmente leva apenas alguns minutos.
Dessa maneira, não use água ou produtos de limpeza doméstica. Além disso, é importante lembrar que a frequência da limpeza do celular depende do seu uso e do ambiente em que ele é usado.
Então, se você compartilha seu celular com outras pessoas ou o usa em áreas com alto risco de contaminação, pode ser aconselhável limpar o dispositivo com mais frequência.